Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
BRASIL SE TORNA MAIS INFLUENTE NO MERCADO DE ETANOL DE MILHO | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

BRASIL SE TORNA MAIS INFLUENTE NO MERCADO DE ETANOL DE MILHO

A Administração de Informações de Energia dos Estados Unidos (EIA) divulgou seus dados mais recentes para a produção doméstica de etanol. Embora os números pareçam ter aumentado nas últimas semanas, após uma queda desastrosa nesta primavera, a produção geral caiu cerca de 13% no ano . Embora esses números recentes sejam animadores para a indústria americana de etanol, um aumento na produção de etanol no mercado brasileiro não é.

De acordo com um relatório no início deste mês do Foreign Agricultural Service (FAS) do USDA, o fornecimento mais barato de milho no país sul-americano está atraindo mais investimentos no setor de etanol de milho do que nunca nos últimos anos.

“Embora a demanda brasileira de etanol tenha caído em 2020, devido à pandemia COVID-19, os investidores estão otimistas de que o mercado vai se recuperar quando a construção das usinas for concluída em 18-24 meses”, afirma o relatório. “A União Brasileira do Etanol de Milho estima que o setor produzirá cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol de milho no ano mercantil de 2020/21. Se todos os projetos em andamento forem construídos conforme planejado, a produção de etanol de milho no Brasil pode chegar a 5,5 bilhões de litros por ano, consumindo mais de 13 milhões de toneladas métricas (mmt) de milho anualmente. ”

Atualização do relatório da FAS afirma que, além do aumento esperado no consumo de etanol no Brasil e no exterior, outro fator que incentiva a expansão da produção de etanol de milho no país é o grande volume da safra anual de milho.

“Nas últimas duas décadas, a safra anual de milho do Brasil mais que dobrou de volume, atingindo uma estimativa de 103 milhões de toneladas no ano de mercado de 2019/20. Grande parte dessa expansão veio do milho segunda safra expandido, que é amplamente cultivado na região Centro-Oeste do Brasil e é plantado após a colheita da soja a cada ano. ”

A produção brasileira total de etanol de milho neste ano é estimada em 2,5 bilhões de litros, um aumento de 1,17 bilhão de litros em relação a 2019. O relatório estima que o etanol de milho representará 8% da produção total de etanol daquele país em 2020, dado que a produção de etanol a partir de A expectativa é de queda da cana-de-açúcar em função do mercado de açúcar estar mais atrativo, além do mercado doméstico de combustíveis ter sido fortemente atingido pela pandemia de COVID-19.

De acordo com a agência de estatísticas agrícolas do Brasil, CONAB, a produção no maior estado produtor, Mato Grosso, deve crescer mais 35% na próxima década, enquanto os estados vizinhos do Centro-Oeste de Goiás e Mato Grosso do Sul deverão crescer ver a produção de milho aumentar em mais de 20%.

O relatório da FAS também indicou que, “Embora a produção de etanol de milho ainda responda por apenas uma pequena fração da produção total de etanol do Brasil, a oferta abundante de milho e a crescente demanda doméstica por etanol, especialmente no centro do país, onde os preços da gasolina são mais altos , provavelmente significa que a produção de etanol de milho no Brasil continuará a se expandir. ”

No entanto, se isso soar verdadeiro, pode produzir efeitos desastrosos não apenas para os ecossistemas da região, mas também para os próprios produtores.

De acordo com um estudo de Dartmouth publicado na Nature Sustainability no início deste ano, as temperaturas mais altas causadas pelo corte da floresta podem alterar significativamente o clima e diminuir significativamente a produtividade do milho em 5 a 10% na maior parte do estado centro-oeste de Mato Grosso. As práticas de desmatamento já afetaram mais da metade da vegetação natural do imenso cerrado cerrado localizado ao sudeste da Amazônia. Aproximadamente um quinto da Amazônia brasileira foi desmatado nos últimos 50 anos.

Apenas 6% das terras cultiváveis ??no Brasil são irrigadas e dependem principalmente das chuvas da região como fonte de água. Com menos árvores devido ao desmatamento, há menos evapotranspiração – quanta água é reciclada de volta para a atmosfera – o que diminui a água reciclada de volta para a atmosfera e pode levar a menos chuvas.

Desde 2008, o desmatamento na Amazônia brasileira atingiu níveis recordes , aumentando 55% de janeiro a abril de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa área representa 2,5 milhões de acres (10.000 quilômetros quadrados), uma área aproximadamente 13 vezes o tamanho da cidade de Nova York. Muitos ambientalistas colocaram o aumento nos ombros do presidente Jair Bolsonaro, que assumiu o cargo em 2019, depois que ele reverteu as proteções ambientais do país.

Os Estados Unidos produziram 17,3 bilhões de litros de etanol entre janeiro de 2019 e janeiro deste ano, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. É o quarto ano consecutivo em que a produção diária chega a 1 milhão de barris.

Por Thailane Melo

Fonte: O Petróleo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3