Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
O uso de fertilizante organomineral para alavancar a produtividade do canavial | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

O uso de fertilizante organomineral para alavancar a produtividade do canavial

Tecnologia melhora condições do solo, aumenta eficiência do uso de nutrientes e diminui dependência de fertilizantes químicos sintéticos

Leonardo Ruiz

Com 267 unidades bioenergéticas e milhares de produtores independentes, o Centro-Sul responde por 90% da oferta de cana-de-açúcar do país. No entanto, a região vive de extremos. Por um lado, canaviais entregam altas produtividades agrícolas, com médias que ultrapassam as 100 toneladas por hectare (TCH), do outro, áreas de baixíssima produção, que obrigam reformas extremamente precoces e drenam a rentabilidade do negócio.

Estudos do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) revelam que a adoção de novas tecnologias e de práticas inovadoras de manejo poderia elevar a produção dos canaviais brasileiros em até 30%. A opção por cultivares modernas de cana e uma nutrição adequada com produtos de qualidade são soluções que podem contribuir grandemente para o aumento de produtividade das áreas e, consequentemente, na obtenção de melhores margens.

Entre essas soluções que incrementam os canaviais estão os fertilizantes organominerais. Quem já utiliza essa ferramenta tem registrado grandes incrementos em produtividade agrícola e aumento de rentabilidade.

A engenheira agrônoma e doutora em solos e nutrição de plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e PhD pela Universidade da Flórida (UF) em fertilizantes e sistemas agrossilvipastoril, Regina Lana, explica que o organomineral é um fertilizante com efeito condicionador de solo e bioestimulante, resultante da combinação de fertilizantes minerais (provenientes de depósitos minerais ou produzidos quimicamente) com compostos orgânicos humidificados (húmus).

Seu uso permite uma redução significativa das perdas de nutrientes, como o nitrogênio da ureia por volatilização, o nitrogênio e potássio por lixiviação e do fósforo por fixação no solo. Esse fato maximiza a eficiência no uso de nutrientes pela cultura da cana-de-açúcar, resultando em uma nutrição mais equilibrada para as plantas”, elucida a profissional, que também é Pesquisadora do CNPq e FAPEMI, Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Sócia-diretora da AGRO R Consultoria, Pesquisa e Treinamento.

Além do aumento da eficiência no uso de nutrientes, Lana salienta que diversos outros benefícios derivam da maior utilização dos fertilizantes organominerais. O primeiro deles é a melhoria das condições dos solos. “Esses compostos têm o potencial de melhorar significativamente a saúde dos canaviais, aumentando sua capacidade de retenção de água, melhorando sua estrutura e estimulando a atividade microbiana benéfica. Lembrando que um solo saudável é fundamental para o desenvolvimento de plantas vigorosas e para uma produtividade resiliente e sustentável a longo prazo, mesmo diante de variações climáticas.”

A redução da dependência de fertilizantes químicos sintéticos é outro fator positivo destacado pela pesquisadora. “Além de reduzir o passivo ambiental, a adoção dos fertilizantes organominerais é uma alternativa positiva também do ponto de vista econômico, seja pela redução direta de custos de produção ou pela abertura de novos mercados, que valorizam cada vez mais a sustentabilidade e a produção responsável.

Com um processo industrial pioneiro, sustentável e de alto padrão tecnológico, a Brasfertil é uma das líderes de mercado no fornecimento de fertilizantes organominerais para as mais diversas culturas, entre elas, a cana-de-açúcar. O Coordenador Cana Brasil da empresa, Homero Moreschi, explica que a Brasfertil alia inovação e biotecnologia para desenvolver complexos húmicos que levam à potencialização e eficiência dos nutrientes, melhorando as propriedades químicas, físicas e biológicas dos solos e, assim, garantindo o melhor desenvolvimento das plantas.

O profissional explica que o “preconceito” do segmento canavieiro com os fertilizantes organominerais vem de longa data, ocasionado por empresas que se aventuraram nesse mercado sem o devido conhecimento. “A Brasfertil tem quatro anos de vida, porém seus fundadores foram pioneiros, há mais de 20 anos, no enriquecimento de matéria orgânica e na sua combinação com fertilizantes minerais. Por conta disso, já nascemos com alta expertise para entregar a mais completa solução para aumento da fertilidade do solo e melhor desenvolvimento da cultura.”

Tecnologia de aplicação é principal barreira para maior adoção dos fertilizantes organominerais

A utilização de fertilizantes organominerais tem aumentado nos últimos anos, impulsionada por resultados de pesquisas científicas e campos demonstrativos, bem como pela propagação dos benefícios da tecnologia entre os usuários. No entanto, a falta de estrutura e maquinário adequado para sua aplicação em larga escala segue como a principal barreira para maior adoção do composto.

No campo, os organominerais podem ser aplicados de diversas formas, desde incorporação no solo antes do plantio, aplicação superficial antes do plantio ou após a colheita, até aplicação em cobertura. Mas, independente da modalidade, as formas peletizadas desses compostos são as mais recomendadas.

O Coordenador Cana Brasil da Brasfertil, Homero Moreschi, explica que a tecnologia da empresa permite a disponibilização de até 15 nutrientes em um único pellet. “Ao incluir todos os nutrientes essenciais no mesmo grânulo (pellet), facilitamos o manuseio, transporte, aplicação, garantimos uniformidade na distribuição e uma liberação constante, gradativa e homogênea dos nutrientes.

Homero Moreschi: “Nossos clientes têm relatado excelentes aproveitamentos dos nutrientes, menor impacto no meio ambiente, recuperação da ‘vida’ dos solos e melhor desenvolvimento das raízes, inclusive com aumento da tolerância ao estresse hídrico.

Com diversos campos demonstrativos espalhados pelo país e com áreas comerciais em várias usinas e agrícolas do Centro-Sul, o Coordenador Cana Brasil da Brasfertil atesta a alta performance da tecnologia. “Nossos clientes têm relatado excelentes aproveitamentos dos nutrientes, menor impacto no meio ambiente, recuperação da ‘vida’ dos solos e melhor desenvolvimento das raízes, inclusive com aumento da tolerância ao estresse hídrico. No final, todos esses benefícios se traduzem em grandes incrementos de produtividade e rentabilidade”, finaliza.

Vale ressaltar que a redução de aplicações de fertilizantes nitrogenados “químicos” aumenta a pontuação no Renovabio, que gera maiores quantidades de Cbios, pois melhora a Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) na equação do Cbios. Com isso, o Organomineral é um aliado na geração de novas receitas às Usinas.

Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3