Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
REDUÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DE CANA DEPENDE DA PRODUTIVIDADE E DA GESTÃO | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

REDUÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DE CANA DEPENDE DA PRODUTIVIDADE E DA GESTÃO

Aumento da produtividade está diretamente relacionada à redução de custos e à gestão eficiente dos processos agrícolas, diz Dib Nunes Jr., presidente do Grupo IDEA, que disponibiliza programa nessa área para produtores de cana-de-açúcar

A redução de custos no processo de produção de cana-de-açúcar depende da gestão eficiente na aplicação de recursos financeiros, de operações agrícolas muito bem realizadas e do aumento de produtividade, que só pode ser conseguida se houver uma adequada aplicação de tecnologias consagradas e principalmente muito respeito pelos canaviais nas operações mecanizadas. Quem afirma isto é o presidente do Grupo IDEA, Dib Nunes Jr., que alerta sobre a necessidade das usinas e produtores estarem atentas à gestão, operações agrícolas e interação de fatores relacionados com a produtividade.

Segundo ele, sofisticar o sistema de produção não resolve de imediato os problemas das lavouras que se encontram produzindo abaixo da sua capacidade. “As usinas e os produtores precisam produzir de uma maneira simples obedecendo as leis da natureza e respeitando as exigências da cultura. O uso da nova Agricultura de Precisão, por exemplo, pode ajudar muito a melhorar a qualidade dos serviços e a gestão, mas só traz ganhos de produtividade quando aplicada com inteligência, em complementação a um plantio bem feito ou a uma colheita sem desperdícios, exemplifica. Após a realização do básico com eficiência, estas novas tecnologias podem então ser incorporadas ao processo produtivo – recomenda.

“A telemetria ou o uso de drones, por exemplo, são novos auxiliares que vão contribuir indiretamente no aumento da produtividade através da melhoria na gestão. São ferramentas importantes e muito úteis no gerenciamento das operações. O que impacta diretamente a produtividade é usar bem os recursos disponíveis, como: gerenciamento da frota, pessoas capacitadas, solos bem preparados, plantios sem falhas, variedades bem alocadas, colheita com racionalidade, insumos aplicados na dose e hora certa, são alguns dos itens que contribuem para a melhoria dos resultados e ainda reduzem o custo de produção”, comenta. “Acima de tudo é necessário muito carinho com a lavoura”.

Segundo ele, a melhoria contínua dos fatores relacionados com a produtividade proporciona uma significativa redução de custos na produção de cana-de-açúcar. “Recuperar ou aumentar a produtividade levanta o caixa da empresa”, enfatiza.

Com o objetivo de contribuir com a elevação da competitividade das unidades sucroenergéticas, o Grupo IDEA oferece o serviço de consultoria “Programa de Redução de Custos”, que possui metodologia para diagnosticar os principais pontos de perdas e ganhos, elaborar programas de melhoria de resultados e introduzir tecnologias e variedades que melhoram a TCH e reduzem o custo de produção da matéria prima.

“Fazemos apuração e o benchmarking do custo de produção. Todas as etapas têm que ser controladas e monitoradas e devem ter os seus Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) – sigla em inglês para Key Performances Indicators. A partir do momento que esses indicadores dão o sinal amarelo, é preciso tomar providencias antes de atingir o sinal vermelho, afirma.

Quando o Grupo IDEA executa o “Auditorias e Diagnósticos da Área Agrícola” – outro serviço de consultoria oferecido pela empresa – são detectados problemas técnicos, operacionais e de gestão, revela o Engº. Dib Nunes. “Existem três fatores básicos e fundamentais para melhorar a produtividade: pessoal capacitado para fazer a gestão, bons serviços nas operações agrícolas e a utilização da melhor e mais adequada tecnologia para cada localidade. A partir disso, devem ser escolhidas as melhores tecnologias a ser utilizadas, assim sendo, tudo pode ser adotado, a agricultura de precisão, novos adubos, estimulantes, novos equipamentos, novas variedades etc. No começo, para obter uma boa recuperação da produtividade, temos que fazer um “arroz com feijão” bem feito. Em seguida, vai ser percebido o momento certo de usar as novas tecnologias. Nesse caso, elas vão agregar muito valor, pois o time já está pronto para receber as mudanças e as questões básicas já estão resolvidas”, pondera.

O Grupo IDEA, além de oferecer o serviço de consultoria “Programa de Redução de Custos”, disponibiliza diversas soluções independentes para usinas e produtores de cana.

Conta também com a parceria da rede Dr.Cana, que é um Plano de Consultoria que abrange praticamente todas as etapas do processo produtivo, especialmente criado para disponibilizar às usinas e produtores independentes a melhor tecnologia de produção e gestão canavieira.

Outras informações sobre os serviços de consultoria do Grupo IDEA podem ser obtidas nos sites:

www.ideaonline.com.br ou www.drcana.com.br

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3