Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Folhas largas invadem canaviais do Centro-Sul | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Folhas largas invadem canaviais do Centro-Sul

Um dos temas recorrentes no setor sucroenergético é a incidência, cada vez maior, das plantas daninhas de folhas largas nos canaviais do Centro-Sul do país.

De acordo com especialistas, isso ocorre em decorrência da intensificação dos processos de colheita mecanizada que alterou o ambiente dos canaviais. A palha passou a permanecer sobre o solo (variando de 5 a 15 ton/ha, dependendo da variedade), alterando o microclima da área, o que resultou em mudanças de umidade, temperatura e amplitude térmica.

Estas características fizeram com que certas espécies de plantas daninhas encontrassem um novo ambiente nas lavouras, mais propicio a sua proliferação. As folhas largas foram as que mais sofreram alterações. Portanto, as espécies de Cordas-de-Viola, Merremias, Mamonas, Mucunas, Buvas, Buchas e Melões-de-São-Caetano são algumas das daninhas que passaram a eclodir com mais frequência nos canaviais após a alteração do manejo.

A família das folhas largas pode reduzir a produtividade do canavial em até 50% e, há casos extremos que mostram que elas se enrolam na cana de tal forma, que impedem a colheita, chegando a tombar a colhedora.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3