Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Falta de chuvas ameaça a safrinha e produtores podem ter prejuízos | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Falta de chuvas ameaça a safrinha e produtores podem ter prejuízos

Tempo seco e altas temperaturas geram problemas ao produtor rural. A ausência de chuva no mês de abril está deixando muitos produtores com a cabeça quente por causa da safrinha. Em alguns locais já é possível contabilizar perdas nas lavouras.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges Júnior, a “safrinha” sempre é plantada logo após a safra de verão – plantada em outubro e novembro e colhida nos meses de fevereiro e março – e aqueles que começaram o cultivo mais cedo, no mês de fevereiro, por exemplo, estão enfrentando dificuldades para a formação da cultura pela falta de chuva. “O sucesso da safra de verão não será o mesmo que a safrinha. No ano passado, o que salvou a agricultura na região foi justamente a safrinha, e esse ano as situações se inverteram. E isso nos preocupa, pois estamos consolidando esse procedimento na nossa região, e já são mais de 20 dias de estiagem. Espero que o clima mude e comece a chover, para que pelo menos parte da produção seja salva”, explica o presidente.
A situação não aflige apenas a agricultura, a pecuária também enfrenta dificuldades. De acordo com Romeu, alguns produtores que plantaram para fazer silagem devem ter a produção menor do que o esperado, sobretudo os produtores de leite e aqueles que estão se preparando para o confinamento dos animais, provavelmente pode faltar o alimento. Além disso, as pastagens estão amareladas e começam a secar. “Essa situação é atípica, pois o período de chuva normalmente termina no fim do mês de abril, e neste ano foi no início do mês. Além disso, no ano passado, até o mês de junho choveu relativamente bem, por isso o produtor tinha a expectativa de fazer uma boa safrinha este ano”, destaca Romeu.


Fonte: JM Online

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3