Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Brasil vive a primeira colheita comercial de cana-energia | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Brasil vive a primeira colheita comercial de cana-energia

Muito mais cana, mais etanol e mais energia na mesma área. Esta é a proposta da Vignis. Luís Cláudio Rúbio, um dos sócios da empresa, dá como exemplo a atual área plantada no Brasil para a produção de etanol, em torno de 5 milhões de hectares com aproximadamente 360 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, resultando em 26 bilhões de litros de etanol e 30 milhões de toneladas de bagaço, o que gera a exportação de energia na ordem de 2 mil MW. Se essa área fosse ocupada por cana-energia, a produção seria de 950 milhões de toneladas de cana, a sobra de bagaço no processo na ordem de 380 milhões de toneladas, a exportação de 25 mil MW e em relação ao etanol, somadas a produção da 1ª e 2ª gerações o resultado seria de 100 bilhões de litros.

Para isso, Rubio defende a escolha de variedades mais adaptadas à produção de açúcar para fazer açúcar e para a produção de etanol e energia elétrica o uso de variedades desenvolvidas para este fim.

Esse cenário apresentado é coisa para um futuro distante, mas cana-energia já é realidade. “Nosso material não está mais na fase de teste, já está sendo plantado em canavial comercial, a cana-energia já existe. Fecharemos 2015, com 8 mil hectares plantados, esse número sobe para 25 mil hectares em 2017”, salienta Rubio.

Segundo ele, a empresa tem clientes nas áreas de alimento, cimento, metalurgia e sucroenergético. Cada um tem uma proposta para o uso do material, mas a maioria é substituir o combustível fóssil e outras biomassas, por uma fonte dedicada, que podem contar o ano todo e que está próxima de sua unidade.

É o que ocorre com a Caramuru, as indústrias de São Simão e Itumbiara buscavam bagaço de cana a uma distância de 200 quilômetros. “Agora vamos produzir 100% do combustível que eles precisam a uma distância de 12 quilômetros. Serão colhidas 110 mil toneladas de cana-energia/ano para a unidade de São Simão e mais 110 mil toneladas para a unidade de Itumbiara”, diz Rúbio. O terceiro projeto de cana-energia para a Caramuru, é a unidade de Sorriso, MT, que a partir de 2016 será abastecida por 270 mil toneladas/ano. Outro cliente que também será abastecido pela cana-energia Vignis, é a Citrosuco, de Matão, SP, com produção de 120 mil toneladas/ano.

Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3