Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Microalgas para produção de biocombustíveis serão apresentadas na Agrishow | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Microalgas para produção de biocombustíveis serão apresentadas na Agrishow

A matéria-prima do futuro para produção de etanol poderá vir da água. A Embrapa Agroenergia vai apresentar pesquisas com microalgas para produção desse e de outros biocombustíveis, na Agrishow 2015, evento que acontece de 27 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto/SP.

As microalgas são microrganismos capazes de realizar fotossíntese para produzir biomassa, encontrados em água doce, salgada e salobra. Já são cultivadas comercialmente fora do Brasil, em tanques a céu aberto ou em fotobiorreatores fechados, para a produção de cosméticos, rações e alimentos funcionais. Atualmente, instituições de pesquisa no País e no exterior, buscam tecnologias para aumentar a escala de produção com custo reduzido, viabilizando, assim, a produção de biocombustíveis a partir delas.

A primeira vantagem das microalgas é a alta produtividade. Comparadas à cana-de-açúcar, algumas espécies podem gerar até o dobro de biomassa na mesma área. Outro ponto a favor é que não há necessidade de terras férteis para produzi-las, tampouco de água potável. Elas podem ser cultivadas em água salgada, salobra e até mesmo residual.

E é justamente no aproveitamento de um resíduo que se concentra a pesquisa da Embrapa Agroenergia com uma rede de parceiros. O centro de pesquisa está buscando linhagens capazes de crescer em vinhaça, um efluente abundante na indústria sucroalcooleira.

A ideia é integrar a produção de microalgas a um segmento já bastante consolidado no mercado de agroenergia no Brasil. "As microalgas poderiam agregar valor à vinhaça e consumir o gás carbônico liberado nas usinas de etanol, tornando mais sustentável a produção brasileira desse biocombustível", diz o pesquisador líder da iniciativa, Bruno Brasil.

Além de buscar microalgas em biomas brasileiros, a equipe iniciou, neste ano, o sequenciamento do genoma de uma linhagem. O desenvolvimento de protocolos de transformação gênica também está entre os objetivos. Os cientistas esperam obter linhagens tolerantes a pragas e com alta produtividade em cultivos a céu aberto, que têm se mostrado mais viáveis economicamente em larga escala.

Na Agrishow, estará em exposição um fotobiorreator com microalgas. Trata-se de um sistema de cultivo fechado, com luz artificial. O equipamento estará no espaço da Embrapa Agroenergia no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao lado de outras unidades da instituição de pesquisa. Cultivares desenvolvidas pela Empresa também estarão em exposição, na feira.


Fonte: Embrapa

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3