Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Moagem de cana atrasa no centro-sul; preços do açúcar sobem em NY | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Moagem de cana atrasa no centro-sul; preços do açúcar sobem em NY

A moagem de cana do centro-sul do Brasil somou 40,3 milhões de toneladas no acumulado da safra 2014/15 até 1º de maio, redução de 3,4 por cento ante o mesmo período da temporada passada, disse nesta terça-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O início lento na moagem da safra no maior produtor global de açúcar elevou os contratos futuros da commodity na bolsa de Nova York nesta terça-feira, disseram operadores. O vencimento julho operava com ganhos de mais de 2,7 por cento por volta das 11h35 (horário de Brasília).

"Houve atraso no início de safra por muitas unidades produtoras", disse a Unica, em nota.

O levantamento abrange o primeiro mês oficial da moagem na região, que começou em 1º de abril.

A Unica citou problemas climáticos, que reduziram o tamanho da safra na temporada, e dificuldade financeira em várias unidades, que atrasaram a manutenção e a entrega de equipamentos.

Em janeiro, a associação havia estimado que 256 usinas entrariam em funcionamento até o fim de abril, mas apenas 215 começaram a moer no período, contra 236 usinas em operação no primeiro mês da safra 2013/14.

"Várias usinas postergaram o início de safra devido às condições climáticas, em alguns casos reduzindo a estimativa da oferta de cana", disse na nota o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Os problemas financeiros, que se traduzem em redução dos tratos culturais e de manutenção, além da previsão de um segundo semestre mais chuvoso que o normal, "podem comprometer a moagem ao longo dos demais meses", disse o executivo.

"Os números são altistas. Eu acho que as pessoas estavam pensando que a produção seria maior nesta temporada, mas todas as medições são mais baixas", afirmou o analista Bruno Lima, da INTL FCStone no Brasil, no intervalo de uma conferência do setor em Nova York.

Com menos cana sendo esmagada e uma priorização da produção de etanol, o volume deaçúcar produzido até o momento na safra caiu 13,3 por cento, para 1,47 milhão de toneladas, na comparação com o mesmo período de 2013.

Já a produção total de etanol avançou para 1,641 bilhão de litros, alta de 1 por cento ante o acumulado da temporada passada.

A produção de etanol anidro (misturado à gasolina) subiu 31,3 por cento, para 524 milhões de litros, enquanto a de etanol hidratado (para uso diretamente nos veículos) caiu quase 9 por cento, para 1,12 bilhão de litros no período.

Os dados da segunda quinzena de abril contrastam com os registrados na primeira metade do mês passado, quando o tempo seco e a antecipação das atividades de muitas unidades, na comparação com o ano anterior, permitiu uma produção de açúcar e etanolrelativamente maior.

O fato de muitas usinas ainda não estarem em operação na segunda quinzena do mês, contrariando expectativa da própria Unica, ocorre numa safra que deverá cair cerca de 5 por cento na comparação com a temporada anterior, por conta da severa seca que atingiu as principais regiões produtoras no início do ano.


Fonte: Reuters

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3