Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
SP identifica helicoverpa em plantações da região de Ribeirão Preto | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

SP identifica helicoverpa em plantações da região de Ribeirão Preto

Helicoverpa armigera foi encontrada em quatro cidades; produtos serão inspecionados.

Antes restrita aos Estados da Bahia, Paraná e Mato Grosso, a lagarta Helicoverpa armigera foi identificada no Estado de São Paulo.
Apenas na região de Ribeirão Preto, foram encontradas amostras da praga em 15 plantações de soja, milho, hortaliças, laranja e em pastos de quatro cidades.
Apesar da lagarta só ter sido encontrada no final de março pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, diversos produtores de São Paulo já tiveram prejuízos com a praga.

Sócio de uma empresa produtora de sementes de soja, Mário Afonso Corrêa estima ter tido um prejuízo de 15% na produção das plantas de soja no ano passado por conta da presença da lagarta.

A gente via as pessoas tendo problemas com lagartas em outros Estados e não entendia porque elas normalmente não são difíceis de ser controladas, disse.
Levantamento da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) estima que, apenas na safra de 2013, os produtores brasileiros podem ter tido prejuízo de US$ 1 bilhão por conta da lagarta.

A Helicoverpa armigera é uma lagarta originária da Austrália e foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2012, na Bahia. A Helicoverpa não tem preferência por um tipo de cultura e destrói diversos tipos de plantas.
Na fase adulta, a lagarta se transforma em mariposa com alta amplitude de voo. Por isso, se disseminou para vários Estados do país, disse José Francisco Tristão, assessor-técnico da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado.

A secretária da Agricultura, Mônika Bergamaschi, afirmou que a pasta está em alerta com a presença da praga no Estado, mas disse que ainda não há dados que indiquem níveis emergenciais no em São Paulo.

Mesmo assim, a Secretaria da Agricultura informou que irá notificar a Superintendência Federal da Agricultura para que o status do Estado seja alterado para positivo na presença da Helicoverpa.

Com a alteração do status, o Ministério da Agricultura terá que avaliar todo produto de origem vegetal do Estado de São Paulo a ser comercializado em outros Estados.

Os produtores criticam. É uma burocracia a mais, porque a inspeção nos produtos não garante que a praga não irá para os outros Estados, disse Corrêa. A Andef pediu políticas avançadas de segurança nas fronteiras do país.
A Helicoverpa armigera, diferentemente de outras lagartas que se alimentam apenas das folhas das plantas, dá preferência para os órgãos reprodutivos das plantas.

Uma planta sobrevive mesmo com a perda de 12% a 15% de suas folhas, mas a Helicoverpa vai direto nos órgãos reprodutivos e impede qualquer chance de sobrevivência, disse Corrêa.




Fonte: Folha de São Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3