Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Brasil questiona, na OMC, subsídios da Índia ao açúcar | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Brasil questiona, na OMC, subsídios da Índia ao açúcar

O Brasil, que lidera a produção global de açúcar, vai colocar pressão sobre a Índia - que ocupa o segundo lugar nesse ranking - hoje na Organização Mundial do Comércio (OMC) por causa dos generosos subsídios prometidos por Nova Déli a seus produtores.

Juntamente com parceiros como Austrália, União Europeia e Colômbia, o Brasil quer explicações no Comitê de Agricultura sobre a validade do programa indiano de subsídios tendo em vista as normas internacionais, por estimar que seus interesses possam estar sendo afetados.

O governo indiano aprovou subsídio de quase de US$ 50 por tonelada de açúcar exportado, a fim de reduzir o crescimento do estoque da commodity no país.

A ideia era suspender essa ajuda no fim do mês. Mas o governo agora avalia se prorrogará a medida. Daí o interesse ainda maior de outros exportadores em pressionar a Índia, no que ainda não é um contencioso, mas uma chamada "preocupação comercial".

Por sua vez, o Paquistão levará à OMC um questionamento sobre os subsídios domésticos em geral concedidos para a agricultura da Índia, sua vizinha

Estudo do Grupo de Cairns, que reúne exportadores agrícolas - e que inclui o Brasil -, conclui que os subsídios da Índia que podem afetar o comércio internacional cresceram mais de 16%, o maior percentual entre os dez países examinados.

Na recente negociação de um acordo em Bali (Indonésia), na Conferência Ministerial da OMC, a Índia quase implodiu o pacote na mesa, até que conseguiu o direito de continuar com seus programas bilionários de subvenção a agricultores pobres


Fonte: Valor

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3