Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Governo reinstala câmara sobre negociação agrícola | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Governo reinstala câmara sobre negociação agrícola

Com o objetivo principal de negociar a exportação de carnes de aves e bovina para a Indonésia e para a União Europeia, o Ministério da Agricultura decidiu reinstalar a Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais. A 15ª reunião ordinária será realizada hoje, em Brasília, no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Outros dois temas que devem ser discutidos na câmara são o contencioso do algodão com os Estados Unidos e a proposta de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Na semana passada, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) votou pela abertura de um "painel de implementação", no qual pedirá de informação, na Organização Mundial do Comércio (OMC), para determinar se a nova lei agrícola americana - a chamada "Farm Bill" -, ajusta-se ou não ao acordo de 2009 feito por Brasil e EUA em relação ao contencioso do algodão.

A reinstalação da câmara, que estava suspensa desde 2008, deve aproximar governo e setores do agronegócio interessados no comércio exterior. As reuniões devem servir para o governo acompanhar assuntos de interesse e avaliar opiniões e propostas do setor produtivo.

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, que deveria fazer o discurso de abertura da câmara hoje, decidiu comparecer a um evento eleitoral em Minas Gerais. Ele cancelou sua participação para acompanhar a presidente Dilma Rousseff a um evento de entregas de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) em Betim (MG). Andrade deve concorrer ao cargo de vice-governador em Minas Gerais.

O discurso que Andrade faria, ao qual o Valor teve acesso, enfatiza a importância da câmara. "Encontrei no Ministério esta importante Câmara Temática completamente paralisada. Considero o comércio exterior de produtos agrícolas e agroindustriais tão importante para o setor rural quanto para o próprio país, que determinei a sua reinstalação", mostra trecho do discurso.

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira, será agora o responsável por comandar a Câmara Temática. O secretário deve aproveitar sua fala para mostrar que o Brasil ampliou as exportações e diversificou os destinos.

Na apresentação que será feita hoje, Junqueira deve mostrar que as exportações do setor passaram de US$ 30,7 bilhões em 2003 para US$ 99,9 bilhões em 2013, porém com maior diversificação. Se em 2003 o agronegócio brasileiro embarcava 61,1% do total para União Europeia, Estados Unidos e China, dez anos depois esse percentual caiu para 52,1%.


Fonte: Valor Econômico

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3