Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Estiagem afeta a produção de cana em São Paulo | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Estiagem afeta a produção de cana em São Paulo

Especialistas calculam que a perda na produção seja em torno de 15%. Em algumas propriedades, o prejuízo chega a R$ 1 milhão.

A falta de chuva prejudicou o desenvolvimento dos canaviais na região de Araçatuba, em São Paulo. Já tem agricultor preocupado com o fechamento das contas no fim da safra.

Em uma propriedade é bem visível o que a falta de água causou à plantação. As folhas estão bem amareladas e miúdas. A planta cresceu menos da metade do esperado para esta época do ano e a seca atingiu a lavoura exatamente no período de desenvolvimento, entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

A situação preocupa Antônio Girardi. Ele tem 2,8 mil hectares de cana plantados e esperava colher nesta safra 220 mil toneladas. Com a estiagem, sem melhores perspectivas, a produção deve ser de 180 mil toneladas, um prejuízo de R$ 1 milhão. “É muito dinheiro, não teremos produção, provavelmente nem aumento de preço, e hoje nem o custo de produção será atingido”, diz.

A região de Araçatuba tem 260 mil hectares de área plantada. Em condições normais, a expectativa era de colher cerca de 20 milhões de toneladas, mas os especialistas calculam uma perda de produção em torno de 15%.

A estiagem pode comprometer ainda o período de plantio e a safra do ano que vem, mas apesar disso, a União da Indústria da Cana-de-Açúcar prevê uma safra 11% maior, este ano, em São Paulo.


Fonte: Globo Rural

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3