Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Assediada pela Total, distribuidora Ale tenta vencer resistência de sócio | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Assediada pela Total, distribuidora Ale tenta vencer resistência de sócio

Interesse da multinacional francesa marcaria um retorno de investidores estrangeiros ao segmento, hoje dominado por grupos locais; segundo fontes, fundo americano Darby e a acionista mineira Asamar são favoráveis à venda da companhia

Por Mônica Scaramuzzo

O grupo Ale voltou a ser cobiçado no mercado. Mas a mudança de controle da distribuidora de combustível ainda encontra resistência do empresário Marcelo Alecrim, que detém 32% do negócio. A companhia tem como acionistas, além do empresário, o fundo americano Darby, com 18%, a holding Asamar, de Minas Gerais, com 50%.

A francesa Total está olhando os ativos, mas as negociações ainda não avançaram. A Estáter, que representa o grupo francês, não comenta o assunto. Procurada, a Total não retornou os pedidos de entrevista.

Fontes ouvidas pelo Estado afirmam que os dois acionistas - Darby e Asamar - desejam sair do negócio. "O Darby, que entrou como sócio há nove anos, já realizou lucro. Eles entraram quando a rede negociava 30 milhões de litros de combustíveis por mês. Hoje são cerca de 440 milhões de litros mensais", disse uma fonte. O Darby também não comenta o assunto.
Há alguns meses, o grupo Ale buscou a assessoria de importantes bancos, como Bradesco, JP Morgan e Banco do Brasil, para iniciar processo de abertura de capital da companhia. O projeto não foi levado adiante em razão das condições de mercado, mas os bancos continuam na assessoria aos acionistas.

Procurado, o grupo informou, por meio de sua assessoria, que não está à venda e que segue com seu plano de crescimento previsto para 2013. "Neste ano, os investimentos são da ordem de R$ 155 milhões na ampliação e manutenção da rede de postos, bem como na infraestrutura e melhoria da logística em todo o País. A empresa chegará, neste ano, ao faturamento recorde de R$ 10 bilhões", informou o comunicado.

Concentração. Marcelo Alecrim disse que a parte dele, de 32%, não está à venda. Segundo o empresário, a distribuidora já foi sondado por outras companhias no passado. Os grupos Ultra (dono da Ipiranga) e Cosan, quando controlava a Esso, antes da fusão com a Raízen, chegaram a olhar as operações da distribuidora de combustíveis.

Fontes afirmaram que os dois acionistas estão pressionando o empresário a vender sua fatia. Se concretizada a aquisição pelo grupo francês, a entrada da Total no negócio marcaria a retomada de grupos estrangeiros nesse segmento.

O movimento de concentração no setor de distribuição de combustíveis foi muito intenso nos anos 70, com a entrada da BR Distribuidora, criada em novembro de 1971 pela Petrobrás. Nesse período, a multinacional Shell também adotou uma estratégia agressiva de expansão no País, que surtiu efeito.

No início dos anos 90, a Ipiranga ganhou musculatura com a compra da Atlantic. E a expansão de postos de combustíveis de bandeira branca (independentes) também ajudou a empurrar a Esso para o 5º lugar no ranking. Nos anos 2000, novos negócios ocorreram, com a movimentação das nacionais, com a aquisição da Esso pela Cosan (Shell e Cosan anunciaram em 2010 joint venture para criação da Raízen), da Texaco pelo grupo Ultra e da Repsol pelo Ale.


Fonte: O Estado de S. Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3