Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Etanolduto começa a operar em Ribeirão Preto | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Etanolduto começa a operar em Ribeirão Preto

Por Raissa Scheffer

Sistema que teve obras iniciadas em 2010 será inaugurado nesta segunda pela presidente Dilma Rousseff

O sistema de transporte de etanol de Ribeirão Preto até Paulínia por tubos especiais, mais conhecido como Etanolduto, começa a funcionar comercialmente neste segunda (12), quando será inaugurado pela presidente Dilma Rousseff (PT).

As obras desse trecho do Etanolduto, que tem 206 quilômetros, começaram em novembro de 2010. Ao todo, o sistema terá 1,3 mil quilômetros e atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso à Replan, em Paulínia.

Segundo a empresa Logum Logística, responsável pelo Etanolduto - que será operado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras - o objetivo é desafogar as rodovias e melhorar a parte logística do setor, com o transporte mais eficiente e mais rápido.

“O transporte é feito por meio de bombeamento ou compressão, de forma mais rápida, segura e em larga escala. Além do transporte por dutos ser uma forma segura de levar o combustível”, informou a Logum por meio de nota da assessoria de imprensa.

Funcionamento
No dia 25 de julho, a Petrobras anunciou a primeira transferência de etanol de Ribeirão para Paulínia, em caráter de teste. No mês passado, a Agência Nacional de Petróleo Biocombustíveis (ANP), deu autorização para o sistema operar comercialmente.

Segundo a Logum, nesta semana empresas já utilizarão a estrutura construída no Terminal Terrestre de Ribeirão onde descarregarão o etanol que será enviado para Paulínia, polo de distribuição para o País.

“O objetivo é melhorar a competitividade do etanol brasileiro”, informou a Petrobras, acionista da Logum junto com a Camargo Corrêa S.A., Copersucar S.A., Raízen Energia S.A., Odebrecht Transport Participações S.A. e Uniduto Logística S.A.

Próxima etapa vai ligar Uberaba a Ribeirão Preto
A próxima etapa nas obras do sistema de dutos para o transporte de etanol, que custará cerca de R$ 6 bilhões e tem verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai ligar Ribeirão Preto ao município mineiro de Uberaba.

O poliduto vai ter 20 polegadas de diâmetro e 145 quilômetros de extensão e passará pelos municípios de Sertãozinho, Jardinópolis, Sales de Oliveira, Orlândia, São Joaquim da Barra, Guará, Ituverava, Aramina, Igarapava, em São Paulo, até chegar em Uberaba.

De acordo com a Logum Logística, já foi iniciada a execução da obra de construção e montagem do duto, que pertencem ao projeto Sistema de Escoamento Dutoviário de Álcool e Derivados (Seda).
“A nova linha também será construída na faixa de duto existente da Petrobras, denominada Oleoduto São Paulo Brasília (Osbra), conforme mencionado na Licença de Instalação emitida pelo Ibama”, informou ontem a Logum por meio de nota da assessoria de imprensa.

“A iniciativa permitirá a coleta de etanol dos centros produtores, e o transporte do combustível até os grandes centros consumidores do País, permitindo inclusive cabotagens e exportações”, explica a nota oficial da Petrobras.


Fonte: Jornal A Cidade de Ribeirão Preto

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3