Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Associação Agrícola de Valinhos cria Cooperativa e participa do Microbacias II | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Associação Agrícola de Valinhos cria Cooperativa e participa do Microbacias II

A Associação Agrícola de Valinhos e Região (AAVR), constituída em 2000, tem 170 associados, a maioria pequenos produtores rurais de frutas, que se uniram com o objetivo de incrementar o desenvolvimento tecnológico e estabelecer processos de melhorias de qualidade e de comercialização. Para ampliar ainda mais as ações que já têm trazido muitos benefícios aos associados, um grupo apresentou uma proposta ao Projeto Microbacias II, para a construção de um packing house com finalidade de recepção, seleção, classificação e embalagem das frutas produzidas, com vista a novos mercados e, também, ao atendimento dos já existentes. “Os investimentos necessários para a instalação do packing coletivo, mais os equipamentos necessários, somam a importância de aproximadamente R$ 900 mil, sendo 30% proveniente dos associados e 70% do Projeto Microbacias II. Ele será instalado em um terreno de 500 m² que foi doado à AAVR pela Prefeitura Municipal de Valinhos”, explica Paulo Namur Claro, engenheiro agrônomo da CATI Regional Campinas, que acompanha as ações da Associação.

Por conta das características produtivas e climáticas, os agricultores especializaram--se na produção de frutas, especialmente goiaba, figo, caqui, pêssego, morango, acerola, carambola, entre outras.“Os principais benefícios advindos da Associação estão relacionados principalmente à organização para comercialização e para certificações internacionais de seus produtos. Mas, ainda há muito a realizar, especialmente quanto ao desenvolvimento de novos mercados, principalmente os de exportação sem intermediários. Por isso, tornou-se necessário organizar a comercialização, buscando agregar valor ao produto, e a sua profissionalização. Nessa perspectiva de comercialização, é necessário realizar mudanças, adotar uma padronização conjunta, criar novas marcas, realizar ações de marketing coletivo etc.”, ressalta Paulo Namur. Diante desse cenário, com as instalações do packing em funcionamento, a Associação poderá oferecer ao mercado produtos de acordo com as exigências atuais, garantindo principalmente a entrega em volumes adequados, minimizando as sazonalidades existentes, que comprometem os parâmetros comerciais necessários.

Como já estão organizados, os produtores têm acesso às ações de relacionamento com fornecedores e ao desenvolvimento de novos recursos de produção e comercialização, o que resultou na constituição de uma central de compras, onde os associados realizam compra planejada de insumos agrícolas e embalagens, proporcionando redução nos custos de produção.

Para fortalecer ainda mais a área de comercialização, com base no empreendedorismo da Associação, um grupo de associados fundou, no final de junho, a Cooperativa Agrícola de Valinhos com a participação de 27 produtores rurais, os quais estão à frente da implantação do packing house. Segundo o presidente da AAVR e, agora também da Cooperativa, Pedro Sidnei Pellegrini, os cooperados vão trabalhar dentro do packing house que, posteriormente, será aberto a todos os produtores do município, num raio de 50 quilômetros. “A criação da Cooperativa vai facilitar as questões comerciais dos produtores rurais da Associação. No packing será possível englobar também a parte de comercialização das frutas, que hoje ocorre de maneira individualizada. A nossa proposta é centralizar e padronizar as frutas com a criação de uma marca, valorizando nosso produto e, assim, ampliar os mercados de venda interna e externa", salienta.

Fonte: CATI On-Line

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3