Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Abastecer com etanol é vantajoso em São Paulo, aponta IPC-Fipe | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Abastecer com etanol é vantajoso em São Paulo, aponta IPC-Fipe

A relação entre os preços do litro do etanol e da gasolina está em queda em São Paulo, de acordo com pesquisa que compõe o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe). Segundo a coleta de preços feita na capital paulista, no fechamento de junho, o preço médio do litro de álcool combustível ficou em 65,21% do da gasolina, abaixo dos 69,95% registrados no mês anterior.

No cálculo semanal, o preço do etanol equivaleu a 64,63% do litro do outro combustível na última semana de junho, percentual também inferior ao registrado na semana anterior, de 65,06%. Segundo especialistas, o etanol só é competitivo quando seu preço não ultrapassa 70% o valor do litro da gasolina.

Na medição de preços, o etanol encerrou o mês de junho com recuo de 8% no IPC-Fipe, segunda maior deflação observada no indicador, atrás apenas da queda de 8% do item passagem aérea. A gasolina também cedeu no mês passado, ao marcar retração de 1,35%.

O aumento das tarifas de transporte público, no entanto, puxou a taxa do grupo transportes, que subiu de 0,04% em maio para 0,92% entre a leitura passada e a atual, com alta de 5% do item ônibus e 4,89% do metrô.

Embora os aumentos tenham sido revogados, eles foram válidos por boa parte do mês. Sozinhos, os preços do ônibus responderam por 52% da alta de 0,32% do IPC-Fipe em junho, ou 0,17 ponto percentual, maior impacto individual. Já o reajuste do metrô representou 3,89% da inflação do mês passado em São Paulo.


Fonte: Valor Econômico

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3