Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Usina entra em operação com três anos de atraso | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Usina entra em operação com três anos de atraso

A hidrelétrica de Simplício, localizada na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, entrou em operação comercial quase três anos depois do previsto no contrato de concessão e após responder a indícios de sobrepreço.

Ao custo de R$ 2 bilhões e com 333,7 MW de potência instalada, a obra representa um terço da usina de Belo Monte, em construção no Pará, e tem capacidade para gerarenergia a 800 mil pessoas.

É parte dos cerca de 6.000 MW que Furnas, responsável pela hidrelétrica, prevê disponibilizar até 2016, com a conclusão de outros 20 empreendimentos.

Em fevereiro, no sexto balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a usina construída no rio Paraíba do Sul recebeu o carimbo de atenção.

O novo balanço, divulgado ontem pelo governo federal, aponta que as três unidades geradoras já estão em funcionamento, desde a semana passada.

Entre os principais motivos para a alteração no cronograma da obra estão, segundo Furnas, o acréscimo de serviços não contemplados no projeto inicial e o atraso na emissão de licenças ambientais e de autorizações para a retirada de vegetação.

As obras também perderam a janela hidrológica, período de menos chuvas, além de enfrentarem decisões contrárias na Justiça.

No ano passado, por exemplo, a Justiça Federal chegou a suspender o enchimento do reservatório, etapa fundamental para o início da operação.

Ao Tribunal de Contas da União, que apontou em 2011 indícios de sobrepreço, Furnas disse que não houve irregularidades, mas adequações.

A estatal ainda é responsável pela hidrelétrica de Batalha, entre Minas e Goiás


Fonte: Folha de S. Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3