Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
ADM e Antonio Cabrera são duas fagulhas no canavial | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

ADM e Antonio Cabrera são duas fagulhas no canavial

O contencioso entre a ADM e o empresário e exministro da Agricultura Antonio Cabrera – até 2011 sócios da usina Limeira do Oeste, em Minas Gerais – recebeu mais alguns hectolitros de álcool. Donos de 100% da companhia sucroalcooleira, os norte-americanos estariam tentando empurrar de volta para Cabrera dívidas fiscais que, por ocasião do acordo de transferência do controle firmado há dois anos, passaram a ser integralmente de sua responsabilidade.

Ao mesmo tempo, o ex-ministro contesta expedientes que teriam sido indevidamente adotados pela ADM. Um deles se refere a uma suposta emissão de contratos de pré-exportação de soja por parte da usina. Nada demais a não ser pelo fato de que a empresa não produz um grão do cereal.

Cabrera sabe onde o calo lhe aperta. O procedimento pode causar prejuízos à sucroalcooleira, no limite atingindo seu valuation e, por extensão, o montante que os norte-americanos eventualmente ainda terão de pagar ao ex-sócio. O imbróglio jurídico remonta ao início de 2011, quando Antonio Cabrera vendeu à ADM sua participação de 51% na usina – a
trading
já detinha o restante do capital.

Cabrera alega que os norte-americanos deveriam ter pago o equivalente a US$ 135 por tonelada de capacidade instalada. Na prática, não teriam desembolsado sequer 60% dessa cifra. O impasse gerou uma ação de arbitragem em curso na Câmara de Comércio Brasil- Canadá.

Procurada pelo RR, a ADM não quis comentar o assunto, alegando
que a arbitragem não foi concluída e se trata de um processo sigiloso. A direção da ADM deve se arrepender do momento em que colocou o pé nesse canavial. Desde o ano passado, o grupo procura um comprador para a usina de Limeira do Oeste.

Ao imbróglio com Antonio Cabrera se somam as perdas no negócio. A
trading
investiu mais de US$ 300 milhões na operação e, até agora, não teria visto a cor do lucro. Com capacidade para 1,5 milhão de toneladas, a usina moeu na safra 2011/ 2012 apenas 400 mil toneladas de cana-de-açúcar.



Fonte: Relatório Reservado

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3