Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Fabricante nacional de máquinas reduz expectativa para 2013 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Fabricante nacional de máquinas reduz expectativa para 2013

Fechado o primeiro trimestre, ficou um gosto amargo de frustração no setor de máquinas e equipamentos. As fabricantes não esperavam uma recuperação rápida no início deste ano, principalmente em janeiro e em fevereiro, o primeiro sazonalmente fraco e o segundo com menos dias úteis. Mas março concentrava expectativas, que não se concretizaram.

"Os números do setor não permitem mais manter o otimismo", disse Mario Bernardini, assessor econômico da Abimaq, no início deste mês, em coletiva de divulgação de dados coletados pela entidade, que representa o setor. Os números da Abimaq mostram que até houve alta no consumo doméstico de máquinas - o consumo aparente do setor cresceu 4,8% no primeiro trimestre, ante igual período do ano passado, para R$ 27,6 bilhões. Contudo, esse aumento foi atendido por importações e o faturamento bruto dos fabricantes nacionais caiu 11,5%, na mesma comparação, para R$ 17,18 bilhões.

Os dados deram novo fôlego à antiga reclamação do setor com relação ao câmbio. Nem os incentivos do governo, como juros negativos para financiar equipamentos pelo Finame do BNDES, foram suficientes para manter a competitividade nacional, dizem os empresários. "O câmbio manteve-se no mesmo patamar de dois para um, em um ano de inflação da ordem de 6%", disse o assessor da Abimaq.

A avaliação não é de que tudo está perdido em 2013, permanecendo a visão de que haverá
sim
uma recuperação gradual para o setor puxada pela recuperação da indústria e da economia brasileira como um todo. O entendimento é que talvez não seja possível o faturamento do setor avançar mais de 5% no ano, como projetava há alguns meses a própria Abimaq.

Em diferentes segmentos de bens de capital, a perspectiva foi se tornando mais conservadora. Companhias que vendem grandes equipamentos para o setor de energia, como Alstom e Andritz, por exemplo, estão preocupadas com o ritmo de liberações ambientais para licitação de novas hidrelétricas. Fabricantes de máquinas de construção ainda aguardam uma demanda mais consistente das obras de infraestrutura e estão mais estocadas do que esperavam a essa altura do ano. Multinacionais asiáticas de máquinas para construção, que instalam fábricas no país, como Sany, Doosan e Hyundai, desaceleraram seus planos e estão analisando suas estratégias para Brasil.

No segmento de maquinário industrial, a demanda que cresceu foi da indústria buscando melhoria tecnológica para ganhar competitividade em tempos de vacas magras. A demanda industrial, como um todo, porém, não reagiu da forma esperada. A fabricante de máquinas ferramenta Indústrias Romi, uma das principais no ramo, depois dos resultados do primeiro trimestre, preferiu optar por um tom mais moderado quanto às expectativas para o ano. "Estamos muito conservadores em relação a grandes aumentos [de receita] em relação ao que aconteceu em 2012 e trabalhamos com estabilidade de mercado", disse o presidente da empresa, Livaldo Aguiar dos Santos, em entrevista ao Valor. Otimismo mesmo foi mantido só com relação à demanda de fundidos e usinados, mas por causa da recuperação de autopeças, que se retraiu muito em 2012.

Nas mais variadas áreas de atuação, fabricantes de máquinas e equipamentos vêm adotando posturas mais realistas. A aposta em diversificação e em ganhos de competitividade, via melhorias tecnológicas, têm se mostrado as estratégias mais acertadas. Parecem ser o caminho para o ano de 2013, em que a recuperação do setor será mais lenta do que se esperava


Fonte: Valor

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3