Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Comissão em PE discute setor da cana-de-açúcar atingido pela seca | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Comissão em PE discute setor da cana-de-açúcar atingido pela seca

Produtores e fornecedores de cana-de-açúcar se reuniram com deputados da comissão do setor sucroalcooleiro de Pernambuco. Eles querem mais ajuda dos governos estadual e federal para encontrar alternativas de sobrevivência para os 50 mil trabalhadores do setor. A reunião foi na segunda-feira (6), na seda da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no Recife.

A maior estiagem das últimas décadas teve efeitos diretos sobre a cana-de-açúcar no estado. A produção de cana caiu de 18 milhões de toneladas para 13 milhões, uma redução de 26%, de acordo com a AFCP. Com a seca, grande parte da cana não atinge o ponto ideal de corte.

O governo federal já autorizou a renegociação das dívidas, mas é preciso que o município atingido tenha decretado estado de emergência. Tanto o presidente da associação, Alexandre Andrade, quanto o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar de Pernambuco(Sindaçucar), Renato Cunha, disseram que é preciso que se tomem medidas emergenciais para salvar o setor.

“É preciso que haja uma assistência mais forte nesse momento. É um segundo ano de seca, de dificuldades climáticas. Atualmente, só choveu cerca de 300 milímetros em quatro meses do ano, concentrados a maior parte no mês de abril, portanto, há uma necessidade urgente para que a gente possa chegar na safra 2013/2014 em setembro”, disse Alexandre Andrade.

“Nós precisamos justamente, como naquela época, de sementes para plantio, tratores, fertilizantes e herbicidas. Na realidade, um kit que vai recuperar agroindústria canavieira”, afirmou Renato Cunha.
A comissão parlamentar é presidida pelo deputado Henrique Queiroz (PR). “Tem que se conscientizar o governo de que a cana em Pernambuco é uma cana social. Nós damos emprego, damos meio de vida à população de pessoas que não tem qualificação profissional”, afirmou Queiroz.

Representantes da comissão parlamentar, produtores e fornecedores de cana querem marcar uma reunião com o governador Eduardo Campos para levar uma proposta com alternativas para beneficiar o setor. A ideia é, em seguida, levar também a proposta a Brasília, aos Ministérios da Agricultura e Ação Social


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3