Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Custo de produção sobe e preocupa canavieiros do noroeste paulista | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Custo de produção sobe e preocupa canavieiros do noroeste paulista

Safra 2013/2014 pode ser recorde, diz Unica; custo de produção subiu.

Preço pago pelo mercado, considerado baixo, é o que mais preocupa.

A safra da cana pode bater recordes neste ano. Na região noroeste paulista, os produtores esperam colher pelo menos 5% a mais do que em 2012, um aumento que deveria ser comemorado, mas não está sendo. É que o custo da produção também subiu, o que pode resultar em menos lucro na hora de pôr a colheita na ponta do lápis.

De acordo com a Unica, União da Indústria de Cana de Açúcar, a safra 2013/2014 pode ser recorde. Com uma colheita de até 600 milhões de toneladas na região centro sul do país. Todas as usinas do noroeste paulista já começaram a receber a matéria prima dos produtores.
Os trabalhos nos canaviais não param. Os caminhões estão sempre lotados e a previsão é de aumento na produtividade, de 15 milhões para 18 milhões de toneladas por hectare.
De acordo com o produtor rural Juraci Antônio Pereira, nesta safra, vai conseguir ampliar a área de produção em 10% e investir em qualidade no produto. Na propriedade de 800 hectares, ele espera colher 67 mil toneladas de cana, 12 mil a mais que no ano passado.

Mesmo com a boa estimativa, o engenheiro agrônomo João Aoki alerta que o governo precisa fazer mais para incentivar o setor. “De modo geral o custo produção subiu muito, o fato mão de obra e os insumos subiram bastante, o óleo diesel também. Então os 5% de produtividade que teve de elevação não vai cobrir o diferencial do preço de custo que subiu”, explicou Aoki.

José Antônio De Melo vai conseguir colher mais por causa do aumento na produtividade, mas está preocupado com o preço pago pelo mercado. “O preço da cana diminui e agente precisava de um incentivo do Governo para mais consumo interno de álcool combustível. Se consumisse mais, o preço da cana seria mais alto. Então, nossa renda será menor”, comenta o produtor rural


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3