Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Para segurar preço de gasolina, governo pretende tirar impostos de etanol | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Para segurar preço de gasolina, governo pretende tirar impostos de etanol

Essa medida, que deve impactar principalmente às produtoras Cosan e São Martinho, já que aumenta diretamente a rentabilidade delas; Petrobras também é beneficiada.

Desta vez, o governo planeja retirar PIS/Cofins do etanol, afirmaram duas fontes do governo nesta quinta-feira (28) à agência Bloomberg. A intenção é retirar os impostos ou permitir que os valores pagos sejam transformados em crédito. De acordo com as fontes, a retirada só depende de Dilma Rousseff.

Essa medida, que deve impactar principalmente às produtoras Cosan (CSAN3) e São Martinho (SMTO3) - já que aumenta diretamente a rentabilidade delas. A intenção pode ser dar um alívio para os preços da commodity, permitindo que os preços do combustível, um substituto direto da gasolina, permaneçam baixos - diminuindo a "pressão" sobre à Petrobras (PETR3; PETR4).

O governo autorizou, pouco tempo atrás, a aumentar o nível de etanol na gasolina - passando a porcentagem de 20% a 25% no dia 1º de maio. Assim, o custo do combustível fóssil é menor e a defasagem internacional diminui. Atualmente, a Petrobras é obrigada a importar gasolina do exterior à preços mais elevados para suprir a deficiência por aqui.

A medida também estimularia o consumo do etanol, o que pode diminuir a demanda por gasolina. A atual política de preços Petrobras tem sido um dos calcanhares de aquiles do governo Dilma Rousseff, recebendo críticas dos acionistas minoritários e da oposição ao governo - que taxa a medida de "irresponsável".


Atualmente, a companhia já gastou quase toda a quantia ganha com a capitalização com esse tipo de subsídio. Como a inflação persiste elevada, o governo resiste em elevar o preço da gasolina de forma mais acentuada - já que um aumento poderia fazer com que toda a cadeia de transporte fosse afetada.



Fonte: InfoMoney/ Grupo IDEA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3