Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Esquema de certificação de biocombustíveis pode afastar pequenos produtores, alerta FAO | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Esquema de certificação de biocombustíveis pode afastar pequenos produtores, alerta FAO

Tipo de documentação exigida é concebido pensando em grandes agroindústrias.
A forma como estão estruturados os esquemas de certificação para biocombustíveis dificulta a participação de pequenos produtores de nações em desenvolvimento no mercado exportador, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado nesta terça, dia 26.
O relatório Biocombustíveis e o Desafio da Sustentabilidade indica que os esquemas atuais de certificação podem excluir produtores de pequena escala, porque o tipo de documentação exigida é concebido pensando em grandes agroindústrias. Muitos esquemas de certificação exigem muitos dados ou informações específicas, o que representa custos elevados para o pequeno produtor. A FAO também alerta para o fato de que algumas dessas condições podem ser usadas como barreiras comerciais, reduzindo o acesso ao mercado.
Além disso, grandes empresas mantêm registros financeiros necessários para auditorias, enquanto pequenos produtores podem não ter documentadas informações como rendimentos e uso de fertilizantes e outros insumos, que são necessárias para calcular estimativas de emissões de gás de efeito estufa, acrescenta o relatório.
– Para disseminar a adoção da certificação, governos e organizações internacionais de países consumidores e produtores devem estabelecer um mecanismo complementar para criar um ambiente favorável – diz o documento.
Segundo a FAO, tais mecanismos poderiam incluir incentivos e benefícios fiscais e subvenções a startups.


Fonte: Dow Jones/ Brasil Agro

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3