Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Ministra lista projetos prioritários do governo para aprovação no Congresso | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Ministra lista projetos prioritários do governo para aprovação no Congresso


Estado de Minas
Durante visita ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), nesta semana, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que as prioridades do governo para este ano no Congresso incluem a conclusão da votação do Plano Nacional de Educação, em tramitação no Senado, e a aprovação da proposta que unifica a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que está em análise na Câmara.
Saiba mais...
Ideli admite ser delicada situação de repasse do Fundo de Participação dos Estados Ideli Salvatti diz que prioridade do governo no Congresso é a economia Dilma deverá anunciar ampliação de programas em encontro com prefeitos, diz Ideli Planalto não tem preferência por candidatos à presidência do Senado e Câmara, diz Ideli
De acordo com a ministra, o governo quer privilegiar neste ano assuntos tributários e federativos. “Não há desculpa para não fazer a unificação das alíquotas do ICMS, porque na MP estão previstos o fundo de compensação, que irá cobrir as diferenças, e o fundo de desenvolvimento regional, para contemplar regiões que precisam atrair desenvolvimento sem promover a guerra fiscal”, argumentou.

Fundo

Ideli também destacou que o governo espera do Congresso uma votação rápida das novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Há 19 projetos sobre o assunto em análise na Câmara e 10 no Senado. Em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que as atuais regras de distribuição do FPE são inconstitucionais e deu prazo, até 31 de dezembro de 2012, para o Congresso aprovar novos critérios, o que não ocorreu.

“Estamos muito preocupados. Tememos que a situação que envolve o Legislativo e o Judiciário acabe comprometendo serviços básicos nos estados”, disse a ministra. Conforme ela, há estados em que até 60% da arrecadação vêm do FPE. Ideli apontou que o governo federal manteve os últimos repasses do fundo, feitos no dia 20, e também deve preservar os próximos. “A suspensão dos repasses inviabilizaria o funcionamento de boa parte dos estados”, reiterou.

Outras prioridades

De acordo com Ideli, outras prioridades do governo no Congresso são a alteração do indexador da dívida dos governos municipais e estaduais com a União; o marco regulatório dos portos; e a finalização da votação dos royalties do petróleo.

A ministra pretende começar, a partir do dia 30, reuniões com os líderes partidários para definir a agenda legislativa deste ano. Ela acredita que a votação dos 3.060 vetos presidenciais ficará para depois do Carnaval. Essa votação é necessária para dar continuidade à discussão sobre os royalties no Congresso. Ao analisar mandado de segurança do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), o ministro do STF Luiz Fux decidiu que o veto presidencial a um artigo da Lei dos Royalties só poderia ser apreciado depois que o Congresso votasse em ordem cronológica todos os 3.060 dispositivos vetados.

Orçamento

A ministra também confirmou, nessa quarta-feira, que o acordo entre partidos da base e da oposição para votar o Orçamento de 2013 no dia 5 de fevereiro "será honrado". Ideli se reuniu com o presidente da Câmara, Marco Maia, para acertar detalhes sobre a votação.

Rubens Bueno reforçou a existência do acordo. ‘É fundamental que tenhamos votado esse Orçamento em fevereiro”, disse. “A bancada do PPS está pronta para isso”, complementou.



Fonte: Agência Câmara

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3