Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Cana chega ao Tocantins com irrigação | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Cana chega ao Tocantins com irrigação

Os agricultores de Pedro Afonso (TO) ganharam mais uma opção de renda com a chegada da primeira usina de açúcar e álcool à região.
O projeto da Bunge, inaugurado em 2011, é um marco não só para o pequeno município, mas também para a região Norte, que pode ser tão atrativa quanto o Sudeste para investimentos do setor.
"Há uma vantagem competitiva de produzir etanol na região", diz Ricardo Santos, vice-presidente de Açúcar e Bioenergia da Bunge.
Para abastecer o Norte e o Nordeste, é mais barato produzir álcool em Pedro Afonso do que levar o etanol feito no Sudeste para a região.
Segundo ele, a topografia da região é "extremamente favorável" à produção de cana, permitindo que 100% da colheita seja mecanizada.
Para obter boa produtividade, a multinacional investiu em variedades específicas e na implantação de um grande pivô de irrigação, com raio de 1.300 metros, atingindo área superior a 500 hectares.
Cerca de R$ 600 milhões foram investidos na unidade.
Com o canavial próprio formado, a empresa busca parceiros no fornecimento de cana. No ano passado, apenas um produtor vendeu cana à Bunge. Neste ano, foram dez.
"Por causa da cana, a área de grãos dos nossos cooperados caiu de 33,5 mil hectares, na safra 2007/08, para 22 mil hectares neste ano", diz Ricardo Khouri, presidente da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins).
"Para os produtores é bom, mais uma opção de diversificação", diz Moacir Catabriga, que plantou o seu primeiro canavial no ano passado.
Segundo ele, o excesso de chuvas durante o plantio prejudicou o rendimento. "Mas, economicamente, o resultado foi superior ao da soja devido ao baixo custo do transporte", diz. A fazenda de Catabriga está a apenas quatro quilômetros da usina.
Bem-vinda por alguns, a cana enfrenta resistência dos produtores mais antigos. "Ainda não tive coragem de passar para a cana", diz José Edgar Andrade, que chegou ao município em 1971.
Ao substituir a soja por cana, que precisa de menos acompanhamento, ele teme se afastar do dia a dia do campo.


Fonte: Folha de S.Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3