Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
PERDAS PELA SECA EM 2021/22 SERÃO MENORES DO QUE EM 2014, AVALIA COPERSUCAR | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

PERDAS PELA SECA EM 2021/22 SERÃO MENORES DO QUE EM 2014, AVALIA COPERSUCAR

Segundo diretor, redução da idade média dos canaviais com plantio de variedades mais resistentes ajudam a reduzir impacto

Enfrentando uma das piores crises hídricas do século apenas seis anos após a última seca severa observada no país, a Copersucar trabalha com a perspectiva de uma safra “um pouco menor” de cana-de-açúcar na temporada 2021/2022, iniciada em abril.

A previsão, de acordo com o diretor financeiro da companhia, se deve ao fato de que os efeitos da falta de chuva sobre os canaviais serão menores do que em 2014, quando houve quebra de 4% na produção do Centro-Sul.

“A virada de 2020 para 2021 está sendo semelhante ao que aconteceu de 2013 para 2014. A diferença neste momento é que a condição econômica das usinas nos últimos três anos é bem melhor do que naquela época”, explicou Tomás Manzano em entrevista à Globo Rural.

Na safra 2020/2021, o grupo triplicou o seu lucro líquido, para R$ 375 milhões, resultado que Manzano atribui às boas condições do mercado e à rápida resposta das usinas às oscilações de mercado provocadas pela pandemia de Covid-19 desde o ano passado.

“A queda de consumo que a gente teve em combustíveis no Brasil, entre 20% e 30% nos primeiros meses, voltou para patamares quase iguais ao período pré-pandemia no comparativo mensal e, no mercado de açúcar, o mundo demandou bastante o produto brasileiro”, recorda o executivo ao pontuar que os lucros obtidos se converterão em maiores investimentos nas lavouras, o que também deve reduzir o impacto da estiagem sobre a produção.

Já em relação à conversão da cana em açúcar e etanol, Manzano ressalta que a seca tende a aumentar o teor de açúcares totais recuperáveis o que, associado ao melhor manejo dos canaviais, também ajudará a reduzir as perdas esperadas para este ano.

“Isso compensa um pouco. Não chega a compensar toda a quebra de cana, mas ajuda a compensar parte disso”, pondera o executivo ao destacar o uso de novas variedades de cana, mais resistentes à seca, como parte desse processo.

Fonte: Globo Rural

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3