Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
PRODUÇÃO DE ETANOL DE MILHO DEVE CRESCER 15,8% NA SAFRA 21/22 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

PRODUÇÃO DE ETANOL DE MILHO DEVE CRESCER 15,8% NA SAFRA 21/22

O etanol de milho tem ganhado cada vez mais destaque na produção brasileira. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nesta terça-feira (18), para a safra 2020/2021, somando os dois tipos de etanol (cana-de-açúcar e milho), o total previsto para o etanol é de 30,5 bilhões de litros, com redução de 6,84% em relação à safra passada, sendo 27 bilhões de litros da cana e 3,5 bilhões de litros a partir do milho. Esta quantia de etanol de milho representa um incremento de 15,8% em relação à safra passada.

No primeiro levantamento da safra 2021/22, a estimativa de produção de etanol à base de milho advinda da Região Centro-Oeste está calculada em 3,4 bilhões de litros, distribuídos entre Mato Grosso e Goiás, que representam 97% da oferta nacional.

Em Mato Grosso, a estimativa da Conab é de uma redução de 8,4% na oferta de etanol proveniente da cana-de-açúcar, em relação à safra passada, tendo em vista a expectativa de uma menor produção dos canaviais. “Todavia, a projeção é que a produção de etanol de milho, de alguma forma, compense as perdas, mesmo com preços mais elevados do grão. Neste levantamento estima-se a produção de 3 bilhões de litros, contra 2,4 bilhões da safra passada, forte incremento de 25,5%”, afirma a Conab. Além disso, com a pandemia, as usinas buscam oportunidades de mercado, sendo informado que, pelo menos duas delas iniciarão a produção de álcool em gel em escala comercial, tendo em vista o potencial de demanda do produto.

Já em Goiás, o forte incremento observado na safra passada não está previsto ser repetido, a despeito das indústrias que já moem cana-de-açúcar para produção de etanol estarem buscando a opção do etanol de milho, além de outros empreendimentos, exclusivamente para produção de etanol a partir do milho. “A estimativa de produção de etanol a base de milho neste primeiro levantamento atingiu 388 milhões de litros, representando uma redução de 24,1% em relação à última safra”, mostra a Conab.

Dessa forma, a produção de etanol total, aí considerado o proveniente da cana-de-açúcar e do milho neste primeiro levantamento da safra 2021/22, deverá apresentar redução de 6,8% em relação à safra passada, saindo de 32,7 bilhões de litros no exercício passado para 30,5 bilhões neste. Desse total, 10,8 bilhões de litros correspondem à produção do etanol anidro e 19,7 bilhões do etanol hidratado.

Fonte: O Presente Rural

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3