Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
INCORPORAÇÃO DA PALHA EVITA A PROPAGAÇÃO DO FOGO EM ÁREAS DE CANA | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

INCORPORAÇÃO DA PALHA EVITA A PROPAGAÇÃO DO FOGO EM ÁREAS DE CANA

Realizada por implemento desenvolvido pela DMB, operação faz também a aplicação simultânea de adubo e óxidos e ainda gera outros benefícios para as lavouras

A colheita da cana-de-açúcar começou, neste ano, em um período extremamente seco. A perspectiva é que essa condição climática severa predomine na maioria dos polos canavieiros da região Centro-Sul, durante o Outono e Inverno, o que aumenta consideravelmente os riscos de incêndio nas áreas de cana.

Essa avaliação é do engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, que comenta: “No ano passado teve bastante incêndio e tudo indica que vai acontecer a mesma coisa em 2021”. O colchão de palha sobre o solo, formado após o corte mecanizado de cana crua, tem facilidade para propagar qualquer foco de incêndio. “O fogo vai queimando por debaixo da palha e é disseminado na área de cana. É um incêndio difícil de controlar”, constata.

Para minimizar ou evitar esse transtorno – que provoca grandes danos para usinas, produtores e para a natureza–, uma medida altamente eficaz é a incorporação da palha no solo. “Dessa forma, há uma redução drástica do risco de incêndio ou de propagação de fogo nessas áreas onde já está sendo colhida a cana”, enfatiza Auro Pardinho.

Essa operação é realizada em duas entrelinhas simultaneamente com grande sucesso pelo “Incorporador de Palha”, lançado pela DMB em novembro de 2019. Além de reduzir o índice de incêndio de maneira significativa, o implemento proporciona diversos benefícios, a partir da incorporação da palha, possibilitando a diminuição da presença de pragas, como Sphenophorus e cigarrinha-das-raízes, e do fungo Colletotrichum falcatum. Evita a incidência da mosca-dos-estábulos e os danos provocados pela geada. Otimiza também a aplicação de herbicida.

O equipamento reduz custos operacionais, pois conta com modelos, que realizam, de maneira simultânea, outras funções. O “Incorporador de Palha com Adubadeira para Adubo e Óxidos” faz a aplicação desses dois insumos, juntamente com a incorporação da palha. A adubadeira desse implemento possui uma caixa única de aço inox com três compartimentos: um central que tem capacidade para 600 quilos de adubo e dois laterais com capacidade para 250 quilos cada um para o óxido.

O modelo “Incorporador de Palha com Adubadeira” possibilita a adubação da soqueira da cana simultaneamente à incorporação da palha. Possui caixa conjugada com capacidade para 1.250 litros, a mesma que é utilizada pelo Adubador de Discos 1250 H, também fabricado pela DMB.

Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3