Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
ESTIAGEM ANTECIPADA REFORÇA A NECESSIDADE DO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS DO CANAVIAL NA ÉPOCA DE SOCA SECA | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

ESTIAGEM ANTECIPADA REFORÇA A NECESSIDADE DO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS DO CANAVIAL NA ÉPOCA DE SOCA SECA

O mínimo de chuva, irrigação ou ferti-irrigação leva à germinação do banco de sementes de plantas daninhas

O ano de 2020 foi marcado pela pior seca dos último 20 anos no Centro-Sul brasileiro, e 2021 o cenário em relação ao volume de chuvas é até pior, em março não houve precipitação de chuvas na maioria dos estados dessa região.

Ainda em pleno verão, muitos canaviais registraram estresse hídrico o que prejudicou o desenvolvimento da cana e até o nascimento das plantas daninhas. No entanto, não significa que essas plantas, ou pelo menos as suas sementes, não estejam presentes no solo. Sim, elas estão, formam um volumoso banco de sementes que explode ao receber um mínimo de chuva ou água de irrigação, ou ferti-irrigação. A germinação ocorre de forma extremamente rápida, mais veloz que o crescimento da cana.

Por isso, é fundamental manejar esse banco de sementes de plantas daninhas nas áreas colhidas no período seco ou nos extremos desta fase da colheita. O Centro-Sul canavieiro é enorme, há dispersões de comportamento do clima, que rege a colheita da safra, onde se faz necessário combater o mato, as vezes já instalado e ao mesmo tempo manejar o banco de sementes para que os ciclos de reinfestações e os danos às lavouras sejam mínimos e na maioria dos casos inexistentes.

Mas o tempo seco gera certa dificuldade para o controle do mato na época de soca seca. É preciso encontrar as condições ideais para aplicação dos herbicidas corretos. Combinando tecnologias adequadas para aplicações neste período e gerir com indicadores de qualidade. As equipes de aplicação envolvidas são direcionadoras fundamentais para se obter o melhor resultado em adotar ótimos tratamentos herbicidas. O tratamento herbicida completo é aquele onde o produtor se preocupa em escolher o herbicida e a tecnologia de aplicação mais adequadas.

E é fundamental ter cuidado especial para que haja redução do repasse, da matocompetição, e controle o banco de sementes durante esse período, pois assim, o produtor ganha tempo e melhora seus lucros, já que consegue conter seus gastos, custos, pois não há necessidade de reaplicações ou danos causados pela matocompetição nas lavouras.

Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3