Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
PLANTAR MUDA PRÉ-BROTADA (MPB) EM JULHO E AGOSTO GERA MAIOR TAXA DE MULTIPLICAÇÃO | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

PLANTAR MUDA PRÉ-BROTADA (MPB) EM JULHO E AGOSTO GERA MAIOR TAXA DE MULTIPLICAÇÃO

O plantio de muda pré-brotada de cana ocorre o ano todo, mas dependendo da época poderá resultar em maior ou menor taxa de multiplicação

O plantio de muda pré-brotada de cana (MPB) pode ser feito o ano todo, em qualquer época, mas dependendo do período que for realizado, haverá diferenças na relação de formação de perfilhos, gemas e na taxa de multiplicação. Nilton Degaspari, gerente de desenvolvimento de mercado da BASF, empresa que oferece ao mercado o sistema AgMusa™ de muda de cana sadia, explica que dividem o ano em quatro trimestres:

- o primeiro trimestre, que vai de janeiro a março, o plantio de 1 hectare com MPB vai gerar cana-muda para cobrir 8 hectares, é a conhecida relação 1:8;

- o plantio no segundo e terceiro trimestre, 1 hectare de MPB resultará em cana-muda para desdobrar em 16 hectares;

- e o plantio no quarto trimestre a relação é de 1:10. Ou seja, a plantio que gerará mais mudas é o que ocorre de abril a setembro, com taxa de multiplicação de 1:16.

Ismael Perina Júnior, produtor precursor na prática de plantio de Meiosi (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente) e MPB, concorda sobre esse maior potencial da MPB plantada no período de abril a setembro. Mas como vem desenvolvendo a prática há sete anos e sempre melhorando seu desempenho, percebeu que no sistema de Meiosi o ápice da maior geração de perfilhos acontece com o plantio entre julho e agosto.

Perina lembra que um plantio que realizado em sua fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal, SP, em 13 de julho de 2016, em uma área de Meiosi, foi intercalado 1 linha de cana plantada com MPB AgMusa™, tecnologia BASF, com a variedade CTC 9005 HP, com espaçamento entre as mudas de 60 cm e foram deixados 10 sulcos de cada lado, onde plantou-se o amendoim em novembro. A expetativa era ter uma taxa de multiplicação de 1:20. O amendoim foi colhido em março, e logo após realizou-se a desdobra da linha de cana com plantio manual, foram utilizadas em torno de 4,5 toneladas de cana-muda por hectare, bem diferente das 20 toneladas, que é a média do setor. Isso gera economia em torno de 2 mil a 2,5 mil reais por hectare. Só na operação de plantio, pois ainda sobrou cana, que foi para a usina, porque a linha de cana gerou muda para cobrir de 30 a 32 linhas, é que cada touceira tem entre 22 a 25 colmos viáveis, o que resulta em mais de 2 milhões de gemas por hectare, e na multiplicação é isso que é importante: a gema.

De acordo com Ismael, na área que será renovada pelo sistema de Meiosi é possível realizar o plantio de 1 ou duas linhas de MPB mesmo se o canavial ainda não tenha sido colhido. Basta abrir uma rua no canavial, erradicando a soqueira nessa faixa, preparar o solo e plantar as MPBs, deixando espaço lateral entre a linha com MPB e o canavial, para que a muda se desenvolva. Depois, na época certa, colhe o canavial e realiza-se o manejo adequado para o plantio da a cultura intercalar.

Mas, em qualquer época do ano que se planta MBP é fundamental realizar a irrigação. “Após o transplantio das mudas sadias AgMusa™, ou qualquer outra MPB, é imprescindível que haja a irrigação da área para garantir a qualidade do desenvolvimento das plantas, o que varia de acordo com o solo e as condições climáticas”, alerta Degaspari, salientando que, realizar a irrigação da área plantada traz benefícios, como a eliminação de bolsões de ar no solo, compactação da terra no pé da muda na medida certa, precisão na oferta da água.

No sistema de Meiosi, os métodos de irrigação mais utilizados são gotejamento ou por meio do uso de trator ou caminhão, que percorre a linha plantada com MBP, colocando diretamente na linha o volume de água exato que a muda precisa - de 2 a 4 litros. Já na implantação de viveiros fora do sistema de Meiosi, os métodos de irrigação mais utilizados são: Aspersão (alas móveis) e gotejamento.

Com MPB com sanidade, preparo de solo e tratos culturais corretos, e, claro, com a irrigação, o plantio de muda pré-brotada poderá ser o ano todo e com alta taxa de multiplicação.


Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3