Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
CUIDADOS COM O CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS EM PÓS-EMERGÊNCIA NA LAVOURA CANAVIEIRA | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

CUIDADOS COM O CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS EM PÓS-EMERGÊNCIA NA LAVOURA CANAVIEIRA

Na pós-emergência, em que a aplicação é feita após o plantio ou o corte, é preciso ficar atento aos períodos de aplicação

A pesquisadora da Embrapa Cerrados, Núbia Maria Correia, explica que existem três tipos de pós-emergência: cana brotada e planta daninha emergida; cana brotada e sem planta daninha emergida; ou cana sem brotação e planta daninha emergida.

"Quando realizamos uma aplicação em pré-emergência, não existe preocupação com convivência, pois não haverá cultura no local. Porém, na pós-emergência, em que a aplicação é feita após o plantio ou o corte, temos que ficar atentos aos períodos de aplicação."

A pesquisadora afirma que a aplicação em pós-emergência deve ser feita num período chamado de PAI. Ele ocorre logo após a colheita ou plantio, num momento em que ainda não há pressão da matocompetição. Este período crítico é chamado de PCPI.

"O manejo deve ser feito no final do PAI, sem entrar no PCPI. Lembrando que o produto utilizado deve ter controle efetivo com alto residual, para durar até a fase de sombreamento do solo pela cana-de-açúcar, que agirá como um controle natural."

Com relação às áreas de escape e a dessecação de talhões visando facilitar a colheita mecanizada, Núbia ressalta a importância de um produto altamente seletivo em função da cana-de-açúcar já estar brotada.


Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3