MERCADO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS CRESCE 77% EM UM ANO NO BRASIL

A produção de biodefensivos para controle de pragas e doenças na lavoura é uma realidade no país, apesar de quase 50% dos agricultores brasileiros ainda desconhecerem esse tipo de produto.

Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio) realizada entre 2017 e 2018 mostrou que 39% dos produtores rurais no Brasil já utilizam este tipo de manejo em alguma área de plantio. Dos que já adotaram os produtos biológicos em suas lavouras, a maioria considera o controle biológico eficiente e seguro. No entanto, ainda existe pouca informação disseminada sobre os produtos biológicos em território nacional, pontua Amália Borsari.

“Constatamos que 43% dos produtores brasileiros nunca ouviram falar o que é um biodefensivo, um biológico para controle de pragas. Ainda falta informação para o agricultor poder trabalhar com essa tecnologia”, afirmou.

Nessa linha, a dirigente da Croplife Brasil destaca que é necessário quebrar uma questão cultural entre os agricultores que estão mais habituados a combater pragas a partir do uso de agroquímicos. Segundo ela, esse é um dos desafios da Croplife, que é resultado da união de várias entidades ligadas ao agro com a finalidade de fomentar a inovação e o uso de novas tecnologias nas lavouras brasileiras.

“Já montamos uma equipe, uma diretoria, e por meio de ações de educação vamos trabalhar com agricultura digital e monitoramento para promovermos as boas práticas agrícolas”, informou.

Mercado em expansão
Outro ponto levantado pela diretora executiva da CropLife é o crescimento do mercado de biológicos no Brasil. A produção de biodefensivos para controle de pragas e doenças agrícolas cresceu 77% no último ano no país, de acordo com informações da ABCBio. Segundo Amália Borsari, o aumento no mercado brasileiro desse tipo de manejo acontece pela tecnologia e segurança que existem no processo.

Ela explica que o Brasil tem uma peculiaridade em relação a outros países, por conta do clima tropical, e que isso dificulta a rápida disseminação dos produtos biológicos, mas garantiu que o país tem condições de vencer com excelência o desafio de desenvolver um modelo de controle biológico específico para região. “O Brasil é modelo na tropicalização dessas tecnologias, porque o controle de biológico é muito utilizado aqui”, disse.

Fonte: Canal Rural

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 3626-0241 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3