Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
ANP VAI REGULAMENTAR USO DE DIESEL RENOVÁVEL NO MERCADO BRASILEIRO | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

ANP VAI REGULAMENTAR USO DE DIESEL RENOVÁVEL NO MERCADO BRASILEIRO

Depois de quase 15 anos sozinho em campo como única alternativa ao óleo diesel de origem fóssil disponível no mercado nacional, o biodiesel vai ganhar concorrência. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está se preparando para regulamentar o uso de uma série de outras versões renováveis do combustível mais consumido pelos brasileiros.

Nos últimos meses a Superintendência de Biocombustíveis de Produtos (SBQ) e o Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) vêm trabalhando para validar biocombustíveis fabricados a partir do hidrotratamento de óleos vegetais, pelo processo Fischer-Tropsch, pela fermentação do caldo de cana e pela olegomerização de álcoois. O plano é incluir todos esses novos biocombustíveis em apenas uma resolução.

Recentemente, os resultados desse trabalho foram apresentados numa reunião que contou com a participação da Abiove, Aprobio e Ubrabio, além de representantes da Petrobras, do setor de distribuição e de montadoras.

Segundo material ao qual BiodieselBR.com teve acesso, a ANP vem trabalhando a partir das especificações desenvolvidas pelo Comitê Europeu para a Padronização (CEN) e, também, das especificações já existentes no mercado nacional sobre a produção de querosenes de aviação alternativos.

Complementares

Os novos tipos de diesel poderão ser misturados ao diesel A "sem limite máximo". A mistura de biodiesel, contudo, não deve ser afetada. A apresentação informa que a teor compulsório de biodiesel terá que ser resguardado e que "a mistura ternária [diesel-biodiesel-diesel verde] deverá sempre atender à especificação do diesel B".

O diesel verde fabricado a partir de hidrotratamento e de Fischer-Tropsch poderão ser usados em sua forma pura substituindo integralmente o diesel de petróleo.

A expectativa é que a ANP tenha um primeiro rascunho da resolução que fará a regulamentação destes novos biocombustíveis no mercado brasileiro a partir de novembro.

Embora ainda tenha uma parcela minoritária do mercado global, o diesel renovável vem crescendo. Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) o consumo de diesel renovável no mercado europeu deverá avançar cerca de 8,3% este ano ultrapassando a barreira de 3 bilhões de litros.

Fonte: BiodieselBR

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3