Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
ETANOL: GOVERNO CONCILIA LIBERDADE ECONÔMICA E PROTEÇÃO DA COMPETITIVIDADE | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

ETANOL: GOVERNO CONCILIA LIBERDADE ECONÔMICA E PROTEÇÃO DA COMPETITIVIDADE

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) avalia que o estabelecimento da nova cota anual de importação de 750 milhões de litros de etanol com alíquota zero foi uma grande vitória do governo brasileiro, liderada pelo Ministério da Agricultura, com o respaldo do Presidente Bolsonaro.

Em nota oficial distribuída neste domingo (1/9) a Única diz que “embora fosse importante para o Brasil realizar um gesto em favor da abertura comercial com os EUA, com quem buscamos um amplo acordo de livre comércio, isso não poderia ser feito sem uma contrapartida para o açúcar brasileiro.

O tom proposto pelo Ministério da Agricultura, que orientou a atuação do governo, foi capaz de conciliar a liberdade econômica e a garantia da competitividade brasileira na produção sucroenergética. Ele foi adotado pela equipe econômica e transmitido pelo Ministério das Relações Exteriores ao governo americano.

O resultado das negociações dos últimos dias, depois de meses de tensão, demonstra firmeza do Brasil, que, a partir de um gesto em prol do livre-mercado, estabeleceu um novo tempo para o diálogo sobre o tema, com condições claras para o incremento futuro do comércio bilateral de etanol: abertura do mercado americano de açúcar, um dos mais protegidos do mundo, e a implementação efetiva do E15 (mistura de 15% de etanol na gasolina, versus os 10% atuais) nos Estados Unidos.

O Governo Federal evidenciou, ainda, a prioridade do Renovabio para o Brasil como política capaz de garantir o cumprimento do Acordo de Paris e a necessária previsibilidade para o setor sucroenergético”, afirma a nota da Unica (Assessoria de Comunicação, 1/9/19).

Fonte: UNICA - Texto retirado do Portal Brasil Agro

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3