Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
RENOVABIO FORÇARÁ AUMENTO DA PRODUÇÃO | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

RENOVABIO FORÇARÁ AUMENTO DA PRODUÇÃO

Para atender o Renovabio, a produção de etanol no Brasil deverá atingir 48 bilhões de litros por ano-safra, o que representa um incremento superior a 40% em relação à produção da safra 2018/2019.

Instituída pela lei 13.573/2017, a nova Política Nacional de Biocombustíveis, chamada Renovabio, tem objetivo de expandir a produção de biocombustíveis no país, baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado.

O Brasil trabalha com essa expansão para atender o compromisso assumido em 2016, na COP21(Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015), por meio do chamado Acordo de Paris, de reduzir em até 43% até 2030 a emissão de gases causadores do efeito estufa.

CBIOs

"Foi criada uma espécie de moeda virtual, que são os CBIOs (Créditos de Descarbonização), onde as distribuidoras que terão que comprá-los para que possam vender o combustível fóssil, que é poluente. Já as usinas que produzem combustíveis limpos (etanol, biodiesel e biogás) vão receber um prêmio pelo que deixam de poluir", explica o presidente executivo da UDOP (União Nacional da Bioenergia), Antonio Cesar Salibe.

A nova política de Estado entra em vigor em 1º de janeiro de 2020 e incentivará a produtividade das usinas. ?O CBIO será gerado em função da quantidade de cana que se produz. A esperança do setor é que, ao entrar em vigor, o Renovabio eleve a produtividade as plantas produtoras?, completou Salibe.

A negociação dos créditos de descarbonização será feita em mercados organizados, inclusive em leilões. Para participar, as usinas precisarão ter uma certificação, com validade para três anos.

Atualmente, de acordo com o levantamento do site Nova Cana, oito usinas de etanol estão em consulta pública para a certificação do Renovabio e poderão ser as primeiras a comercializarem os créditos. Duas delas são da região de Araçatuba: a Vale do Paraná, em Suzanápolis, e a Da Mata, em Valparaíso.

O Renovabio foi um dos assuntos debatidos no Congresso Nacional de Bioenergia, realizado pela UDOP, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, em Araçatuba. O evento contou com a presença de 1,5 mil pessoas ligadas ao setor de bioenergia.

Por Aline Galcino

Fonte: Hoje Mais - Araçatuba/SP

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3