Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
CONSUMO DE ETANOL HIDRATADO DISPARA EM 2018 E TEM RECORDE; GASOLINA PERDE MERCADO, DIZ UNICA | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

CONSUMO DE ETANOL HIDRATADO DISPARA EM 2018 E TEM RECORDE; GASOLINA PERDE MERCADO, DIZ UNICA

O consumo de etanol hidratado, o tipo de biocombustível que compete com a gasolina nos postos do Brasil, alcançou 19,38 bilhões de litros em 2018, 42 por cento mais que em 2017 e o maior volume anual já registrado, informou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nesta terça-feira.

A entidade disse que uma diferença maior de preço entre o etanol e a gasolina, favorecendo o biocombustível, impulsionou a demanda pelo renovável no ano passado.

A associação destacou que a participação do etanol no mercado de veículos leves cresceu para 46 por em 2018, considerando-se também as vendas de anidro, misturado à gasolina, no maior percentual desde 2009. A demanda por gasolina caiu 13 por cento no ano passado em comparação a 2017.

As usinas de cana-de-açúcar mudaram muito para a produção de etanol em 2018, uma vez que o combustível proporcionou maiores retornos financeiros frente à produção de açúcar, já que os preços do adoçante atingiram uma mínima em 10 anos na Bolsa de Nova York no segundo semestre de 2018 em meio à ampla oferta.

Mas não está claro como o setor vai se comportar na nova temporada que começa em abril, já que os preços da gasolina caíram no Brasil desde o pico de 2,25 reais por litro visto em setembro. O preço atual nas refinarias da Petrobras é de cerca de 1,50 real por litro, 33 por cento abaixo desse pico.

A consultoria de açúcar e etanol Datagro disse nesta terça-feira que os preços da Petrobras estão atualmente 5,6 por cento abaixo da paridade de importação da gasolina, indicando um movimento agressivo da estatal brasileira enquanto tenta recuperar sua participação de mercado.

A Unica avalia que a demanda por etanol continuará forte neste ano, já que os preços do açúcar ainda estão em torno de 12 centavos de dólar por libra-peso em Nova York.

Por Marcelo Teixeira e Roberto Samora

Fonte: Reuters

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3