Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
DECISÃO DE SUSPENDER GLIFOSATO É EQUIVOCADA E PREJUDICARÁ PLANTIO DIRETO | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

DECISÃO DE SUSPENDER GLIFOSATO É EQUIVOCADA E PREJUDICARÁ PLANTIO DIRETO

O diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Lourenço, criticou nesta segunda-feira em entrevista coletiva realizada durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio a decisão da Justiça Federal no Distrito Federal que suspendeu produtos à base de glifosato. Juíza da 7ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal (SJ-DF) concedeu tutela antecipada para que a União suspenda por 30 dias o registro de todos os agrotóxicos à base de glifosato até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) termine a reavaliação toxicológica do herbicida. Estão na lista também a abamectina e o tiram. "É decisão equivocada", disse. "Isso vai acabar com o plantio direto e causar problemas ambientais. Estamos dando um tiro no pé."

Segundo o presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, a decisão causa problemas ao agronegócio brasileiro. "O plantio direto e a integração lavoura-pecuária dependem de insumos fundamentais", assinalou. "Será preciso achar uma forma de voltar atrás nisso também."

No plantio direto em soja, por exemplo, em sistema de rotação de culturas, o glifosato é usado para dessecar a palhada da cultura que antecede a lavoura de soja (o milho, por exemplo), facilitando o manejo e a semeadura da oleaginosa.
Por Leticia Pakulski

Fonte: Broadcast Agro

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3