Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Uso de mudas pré-brotadas pode aumentar produtividade de canaviais | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Uso de mudas pré-brotadas pode aumentar produtividade de canaviais

O sistema de plantio da cana-de-açúcar permaneceu inalterado durante vários séculos, mas agora uma nova técnica vem sendo usada pelos produtores. O Instituto Agronômico de Campinas desenvolveu um método chamado de MPB, que significa plantio com mudas pré-brotadas.

Mauro Xavier, agrônomo e pesquisador do IAC, diz que, no modelo tradicional, são necessários de 17 a 18 toneladas de colmos (pedaços do caule da planta) para produzir um número suficiente de plantas para fazer um hectare. Já o novo sistema requer 1,5 a 2 toneladas de mudas para o mesmo tamanho de área.

A família de Renato Trevizoli produz cana há 50 anos. Ele usa mudas pré-brotadas na reforma e expansão da lavoura e também montou um viveiro de revenda de mudas para outros produtores. Ele diz que a muda permite o aumento da produtividade e que dá a certeza de que a planta está isenta de doença.

Na região de Jaú (SP), 110 produtores se comprometeram a fazer o plantio com mudas pré-brotadas. Hoje, são colhidas em média 78 toneladas de cana por hectare. Com a mudança, a expectativa é colher até 100 toneladas.

O projeto de plantio com mudas pré-brotadas vai contar com o suporte técnico do IAC. Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú (Associcana/Jaú), Eduardo Romão, o novo sistema de plantio representa uma independência dos produtores, que não vão precisar mais contar com vizinhos para o cultivo da plantação. Ele lembra também que será possível o próprio produtor fazer a multiplicação na quantidade necessária e com baixo custo.


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3