Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Crédito rural: Senado aprova projeto que facilita renegociação | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Crédito rural: Senado aprova projeto que facilita renegociação

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 13, o Projeto de Lei 354/2014, que institui procedimentos menos burocráticos para renegociações do crédito rural, permitindo que agricultores inadimplentes renegociem suas dívidas diretamente com as instituições financeiras que integram o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), informou o portal de notícias do Senado Federal na noite de ontem.

Conforme a nota, a proposta segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

A autora do projeto, senadora Ana Amélia (PP-RS), disse que muitos produtores são levados a contrair novos empréstimos para quitar débitos anteriores, sendo frequente a necessidade de renegociação. Caso aprovado também pela Câmara, o PLS 354/2014 garantirá, segundo a parlamentar, maior agilidade e menor custo, se as instituições financeiras forem incentivadas a promover acordos por meio de processos administrativos.

O texto define regras para esses acordos, como o estabelecimento de prazos. Para a conclusão de um processo de renegociação, prevê até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por igual período, “mediante comprovada justificativa”.

Determina ainda que, após receber do agricultor o pedido de negociação da dívida, o banco terá até 60 dias para responder. Serão analisadas, entre outros aspectos, a proposta de quitação apresentada pelo credor e sua capacidade de cumprimento do novo acordo.

O banco poderá pedir perícias técnicas e sugerir mudanças na proposta, caso o agricultor seja devedor de outros empréstimos rurais. Se aprovada, a proposta terá força de título extrajudicial. Se for indeferida ou rejeitada, o agricultor poderá reapresentá-la desde que haja mudança em alguns dos fatores que orientaram sua análise.


Fonte: Estadão Conteúdo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3