Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Setor discute agenda ambiental, agrícola e energética em reunião da Frente Parlamentar | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Setor discute agenda ambiental, agrícola e energética em reunião da Frente Parlamentar

Na manhã da quinta-feira (17/08), a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético, presidida pelo deputado estadual Roberto Morais, recebeu, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), representantes da cadeia produtiva da cana e secretários estaduais de três pastas: Meio Ambiente, Agricultura, Energia e Mineração. A reunião foi motivada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) com o objetivo de alinhar os pleitos do setor no âmbito legislativo, reforçando as principais ações da indústria nas áreas ambiental, agrícola e energética.

Elizabeth Farina, presidente da UNICA, destacou em seu discurso que a entidade tem como missão atuar na construção de diálogos público-privados que favoreçam o ambiente institucional e a criação de medidas que assegurem o desenvolvimento do setor. "Foi fundamental nesse momento provocar este encontro na Assembleia. É a casa onde se faz as regras que temos de seguir, o local correto para se discutir o futuro de uma atividade que tanto tem contribuído para o crescimento do País".

Ricardo Salles, secretário de Meio Ambiente, salientou a importância da integração permanente entre as três pastas do governo paulista com o segmento canavieiro para a proteção ambiental em consonância com a produção agrícola e energética. "Soma-se a esse conjunto de ações o comprometimento da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, que tem trabalhado de forma acentuada na fiscalização e investigação de incêndios criminosos e acidentais no interior do Estado", afirmou.

João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Energia e Mineração, usou a expressão “convênio” para definir este trabalho integrado dos órgãos governamentais, e o quanto esta cooperação tem contribuído para a modernização do setor no Estado.

O secretário Arnaldo Jardim, da Agricultura, em complemento a fala de Meirelles, ressaltou três importantes agendas que precisam do apoio da Frente Parlamentar. São elas: ação institucional no Tribunal de Justiça de São Paulo contra a liminar de inconstitucionalidade do Programa de Regularização Ambiental (PRA); maior incentivo aos Institutos de Pesquisa; e uma manifestação pública favorável ao RenovaBio, programa de “descarbonização” do transporte no Brasil prevendo a expansão da indústria de biocombustíveis.

Nesse sentido, Pedro Mizutani, presidente do Conselho Deliberativo da UNICA, reforçou o papel fundamental da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético de SP na esfera federal. Segundo o executivo, as lideranças políticas do maior estado produtor de cana da nação podem e devem intensificar a sua atuação em Brasília a favor dos pleitos que tramitam no Congresso Nacional.


Fonte: UNICA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3