Ganhos significativos obtidos com novo método operacional de colheita de cana

A cultura da cana-de-açúcar passou nos últimos anos por muitas mudanças estruturais, ambientais, tecnológicas e de gestão. Um impacto importante destas mudanças diz respeito a colheita mecanizada da cana. O desenvolvimento tecnológico e de gestão do custo das operações mecanizadas tornou-se fundamental.
“A eficiência de um bom corte mecanizado de cana é função das principais variáveis: "layout" do bloco de colheita, variedade plantada, equipamentos, operadores das colhedoras e transbordos, manutenção dos equipamentos e logística de corte e transporte”, salienta João Carlos Abdo, da Agroabdo Consultoria Agrícola.x
Com base nesses fatores a Agroabdo desenvolveu um sistema de planejamento da colheita mecanizada visando atuar na parcela de maior custo da cana: o CTT, otimizando a estrutura de corte e transbordamento de modo a maximizar os rendimentos da colheita.

Abdo explica que o LOC consiste em um serviço que provê um roteiro ao gestor da colheita em forma de mapas e relatórios, ou com arquivos de dados integrados ao sistema do cliente, de forma a otimizar a colheita definindo o planejamento de alocação das colhedoras nos blocos de colheita, de maneira que haja um melhor aproveitamento do tempo da colhedora (diminuição de paradas por falta de transbordos) e uma regularidade de entrega horária de cana na usina. É também uma ferramenta para a integração da operação com a manutenção dos equipamentos pela previsibilidade da utilização da estrutura as mudanças das frentes, agendamento das manutenções nas horas disponíveis e consequente redução de quebras.

“O LOC utiliza técnicas de programação linear que permitem um aproveitamento eficiente dos equipamentos na operação de colheita da cana-de-açúcar, definindo os pátios de carregamento dos caminhões e os tempos envolvidos no corte e transbordamento da carga”, explica Abdo.

Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 3626-0241 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3