Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
CNA critica ausência de cota para carne bovina e etanol em acordo UE/Mercosul | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

CNA critica ausência de cota para carne bovina e etanol em acordo UE/Mercosul

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) questionou nesta terça-feira, 17, em nota, a decisão da União Europeia de não incluir cotas para a importação de carne bovina e de etanol na retomada das negociações com o Mercosul. Os dois produtos foram excluídos das negociações do acordo de livre comércio entre os blocos, realizadas no dia 11 de maio.
De acordo com a entidade brasileira, a Comissão Europeia pretendia, inicialmente, liberar a exportação de pelo menos 78 mil toneladas de carne bovina e 60 milhões de litros de etanol por ano. A confederação defende que a agropecuária nacional seja valorizada pela União Europeia, "sob pena de tornar inviável uma possível negociação".
No documento divulgado sobre o assunto, a CNA afirma que agricultores europeus têm disseminado informações errôneas e questionado os padrões sanitários brasileiros sem fundamentação técnica, a fim de proteger a produção local. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) também já haviam criticado, no dia 13 de maio, a condução das negociações.
Em nota, a Unica destacou que, apesar de ser o segundo maior produtor mundial de cana-de-açúcar, o Brasil fornece menos de 2% do etanol utilizado na Europa. Outra queixa da entidade é quanto à importação de açúcar pelo bloco europeu, que tem uma taxação de 98 euros por tonelada.
Já a Abiec considerou "decepcionante" o fato de a UE não ter incluído a carne bovina. A entidade lembrou, na ocasião, que o Mercosul, e, notadamente, o Brasil, tem sido grande fornecedor da proteína para a UE nas últimas décadas, "atendendo a todas as suas altas exigências de sanidade e rastreabilidade". Essa foi a primeira troca de ofertas entre Mercosul e UE desde 2004. As negociações chegaram a ser paralisadas por seis anos e foram retomadas e 2010.


Fonte: Estadão Conteudo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3