Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Secretaria do Meio Ambiente antecipa Operação Corta-Fogo 2016 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Secretaria do Meio Ambiente antecipa Operação Corta-Fogo 2016

Nesta terça-feira, 17/5, às 14h, em cerimônia realizada no Parque Estadual do Jaraguá (Estrada Turística do Jaraguá, s/n – Vila Chica Luiza, São Paulo-SP), o Comitê Executivo da Operação Corta-Fogo deu início à Operação Corta-Fogo 2016. Ela foi antecipada por conta dos graves incêndios que ocorrem no estado de São Paulo desde o final de abril.
A decisão foi tomada em reunião do gabinete de crise, convocado pela secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias, após dois incêndios em unidades de conservação, durante o feriado de Tiradentes. Normalmente, a Operação Corta-Fogo começa no mês de junho e se estende até o final de outubro, período mais seco do ano, com maior risco de incêndios florestais.
Na abertura do evento, a secretária Patrícia Iglecias falou: “escolhemos o Parque do Jaraguá para o lançamento da Operação Corta-Fogo 2016 porque, lamentavelmente, tivemos agora em abril uma ocorrência de incêndio que destruiu três hectares aqui do Parque do Jaraguá, causada pela soltura de um balão. Infelizmente, sabemos que uma das grandes ameaças ao nosso patrimônio ambiental relaciona-se aos incêndios florestais, aqui no Jaraguá e em todas nossas outras áreas protegidas. O fogo pode destruir centenas de hectares de área protegida em poucas horas”.
Patrícia Iglecias prosseguiu reafirmando que “a prática de soltar balões, apesar de parecer uma brincadeira inocente, já fez muitas vítimas e queimou inúmeros hectares de vegetação. Na realidade, a grande maioria das causas de incêndios é de origem humana, potencializada em períodos de seca: queimadas irregulares, cigarros na beira de estradas, fogueiras mal apagadas, ou mesmo incêndios criminosos, causados intencionalmente”.
Em sua fala, o secretário da Casa Militar, Cel. José Roberto, destacou que “o primeiro trimestre deste ano foi o mais quente dos últimos anos, o que é motivo de preocupação com as mudanças climáticas”. Por sua vez, o comandante da Polícia Militar Ambiental, Cel. Rogério Xavier destacou que “a polícia ambiental é um braço estendido em todo estado para proteção da nossa natureza”.
Em seguida, falou o Cel. Rogério Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros, que enfatizou: “no ano passado tivemos redução de ocorrências e nosso objetivo é reduzir mais a cada ano. Para tanto, o trabalho de prevenção da operação corta-fogo é fundamental”. Duarte finalizou agradecendo a todos que torceram por seu sucesso, em especial à sua família.
A cerimônia também foi marcada pela homenagem a quatro parceiros fundamentais na Operação Corta-Fogo em 2015: Terra Viva Aviação Agrícola, Terra Viva Aeroagrícola, Usina São Martinho, Prefeitura de Atibaia e Prefeitura de Mogi Guaçu.
Números de 2015
Em 2015, a Operação Corta-Fogo apresentou queda de quase 60% dos focos de queimadas e incêndios, em relação ao ano de 2014. Além da intensificação das ações preventivas, o clima mais ameno e chuvoso, durante a estiagem de 2015, contribuiu para redução. A meta, para 2016, é manter o número de focos de incêndio abaixo de 2.926.
Os focos de incêndio tiveram uma redução de 58%, em 2015, passando de 4.717, em 2014, para 1.984. A área queimada, em unidades de conservação, diminuiu 22%, de 2.233, em 2014, para 1.731, até 31 de outubro de 2015.
As Oficinas Regionais para Redução de Riscos – Estiagem 2015, com treinamento de brigadistas municipais, organizadas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a SMA, capacitaram 2.752 pessoas, em 475 brigadas municipais.
Quanto às autorizações de queima da palha da cana-de-açúcar ocorreu uma diminuição de 41.436, em 2014, para 31.229, em 2015. Em hectares, os números são de 257.522 ha, para 187.191 ha.
Em relação às ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, houve redução de 32%, no número de ocorrências, de 24.253 para 16.394, e de 46% de área queimada, de 43.776,83 ha, em 2014, para 23.785,94 ha, em 2015.
Corta-Fogo
O aumento dos focos de incêndio no ano de 2010, impulsionado pela incidência de um inverno mais seco e prolongado, motivou a criação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Estado de São Paulo, visando uma redução dos focos de incêndio e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam.
A Corta-Fogo é o braço operacional do sistema, que prevê a integração das ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais. A Operação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) em conjunto com a Casa Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e municípios parceiros. Também participam a Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF) e Companhia Ambiental do Estado (Cetesb).
Brigadas Municipais
Para enfrentar os problemas associados aos incêndios florestais, a Operação Corta-Fogo estimula a formação de brigadas municipais e promove capacitação de agentes públicos para ações de prevenção e combate ao fogo em cobertura vegetal. Para 2016, foram programadas 14 oficinas em diferentes regiões, promovidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Além da participação nos treinamentos, os municípios podem agendar capacitações específicas com as Unidades do Corpo de Bombeiros. As cidades que treinarem suas brigadas municipais pontuam no Programa Município VerdeAzul, da SMA.


Fonte: Sistema Ambiental Paulista

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3