Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Programa ampliará coleta de dados sobre a importância do etanol para a qualidade do ar no Brasil | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Programa ampliará coleta de dados sobre a importância do etanol para a qualidade do ar no Brasil

Focado em pesquisas e soluções tecnológicas, o Programa Brasileiro de Combustíveis, Tecnologias Veiculares e Emissões (PCVE) permitirá levantamentos mais precisos das emissões de CO2 no setor de transporte e, consequentemente, melhoria do ar nas grandes cidades do País. O consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, acredita na relevância científica da iniciativa, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica anunciado pelo Governo Federal na quarta-feira (04/05).
“Sabe-se que o etanol de cana, em comparação com a gasolina, emite até 90% menos CO2, e em relação ao diesel, 80%. A grande contribuição do PCVE será dimensionar estas vantagens ambientais em um contexto maior, investigando como a tecnologia veicular e a composição dos combustíveis influenciam na emissão de poluentes”, avalia Szwarc.
De acordo com o executivo da UNICA, outro ponto positivo da implantação do PCVE, que também analisará os impactos das emissões provocadas pela gasolina e diesel, vem do fato de o Brasil estar se alinhando a países desenvolvidos que já possuem programas semelhantes. Estados Unidos, Japão e algumas nações europeias já adotam processos e metodologias para classificar a qualidade dos combustíveis e definir a melhor tecnologia para os motores.
“A ideia do programa brasileiro está em consonância com a tendência mundial de se criar iniciativas que estimulem maior eficiência energética nos automóveis. Além disso, é mais do que oportuna a implantação deste projeto em nosso país, já que somos um dos líderes na produção e utilização de biocombustíveis”, ressalta o especialista.
O PCVE nacional é resultado de uma parceria envolvendo os Ministérios de Minas e Energia e Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Petrobras e a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Os estudos terão um comitê gestor, uma coordenadoria executiva e grupos de trabalhos técnicos específicos para cada objeto de pesquisa, em campo ou laboratório. Os nomes dos responsáveis pela condução do PCVE serão definidos em junho deste ano.


Fonte: UNICA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3