Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
O retorno dos investimentos no setor sucroenergético | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

O retorno dos investimentos no setor sucroenergético

Antonio de Padua Rodrigues, diretor-executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) comemora a melhor conjuntura do setor. “Muitas empresas que não viam lucro, hoje têm oportunidade de ter lucro e voltar a pagar seu imposto de renda.”
Para ele, esta é uma safra que traz um novo ânimo ao setor, induzindo as empresas a investirem numa boa manutenção industrial, na frota, na reforma, depois de anos de cenário negativo.
No entanto, Padua aponta que ainda não há uma sinalização de longo prazo. No final de 2015, na COP-21, em Paris, o governo brasileiro demonstrou total apoio aos combustíveis renováveis, projetando a necessidade de produção de 50 bilhões de litros de etanol até 2030. Para isso, novas usinas teriam que ser construídas. “Mas ainda não se criou regras que permitam atingir esse objetivo. Sem criar essas regras, sem segurança, é evidente que o Brasil não vai atingir essas metas.” Ao analisar a conjuntura atual do setor e do Brasil, Padua afirma que o cenário é de estabilidade e não de volta da expansão.
Para asfaltar um ambiente de maior confiança e atratividade para novos investimentos, Plínio Nastari, presidente da Datagro Consultoria, também alerta para a premência de políticas públicas estáveis, de longo prazo, que deem previsibilidade ao negócio.
Na visão do economista Marco Antonio Conejero, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF),na falta de uma perspectiva clara de priorização do setor na estratégia de governo, os investimentos em novas unidades não devem voltar. “Os prováveis investimentos serão relacionados à manutenção industrial anual típica e na renovação de canaviais.” Segundo ele, os investimentos passados em capacidade de cogeração de energia não devem se repetir na safra atual em função da queda do preço do MWh. “Ademais, os grupos que dispõem de mais de uma unidade podem ainda decidir por expandir a capacidade de unidades mais rentáveis com o fechamento de unidades menores e pouco rentáveis.”
Já Alexandre Figliolino, sócio da MB Associados, relata que pequenos investimentos, com custo baixo por unidade de acréscimo de produção, estão voltando a acontecer, principalmente porque o fechamento de unidades e o aumento de produtividade tem aumentado significativamente a oferta de cana com diminuição da competição por matéria-prima. “São situações que eu chamo de consolidação silenciosa com crescimentos de uns e enxugamento de outros, e mais ligadas a pequenos investimentos em destravar gargalos de produção e que têm alta taxa de retorno. É o máximo que o atual momento político, econômico e creditício permite.”


Fonte: Canaonline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3