Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Secretaria criará grupo de trabalho para desenvolver novas práticas de conservação do solo na cultura da cana-de-açúcar | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Secretaria criará grupo de trabalho para desenvolver novas práticas de conservação do solo na cultura da cana-de-açúcar

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), criará um grupo de trabalho para receber e avaliar projetos para a conservação do solo nos sistemas de produção da cana-de-açúcar. O anúncio foi feito a acadêmicos e técnicos durante o 8º Seminário sobre Conservação do Solo e Proteção de Recursos Naturais, realizado no dia 14 de abril, no Instituto Agronômico (IAC), de Campinas.
De acordo com a Resolução SAA nº 19, publicada hoje no Diário Oficial do Estado de São Paulo, os projetos deverão ser encaminhados à Apta por engenheiros agrônomos com conhecimento em tecnologia de manejo e conservação do solo agrícola, na cultura de cana-de-açúcar, e deverão ter a colaboração de professores universitários ou pesquisadores com especialização em manejo e conservação do solo agrícola. Os projetos serão analisados em até 45 dias, podendo ser, ou não, acatados pelo grupo.
O grupo de trabalho criado pela Apta será composto por pesquisadores do IAC, que analisarão os projetos recebidos, e poderá contar ainda com o apoio da equipe técnica da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). As propostas que tiverem resultados comprovados poderão ser incorporadas às próximas edições do Boletim Técnico “Recomendações de Práticas Conservacionistas para a Cultura da Cana-de-Açúcar”, lançado durante o Seminário, que atualizou as recomendações e legislações de manejo do solo, com o objetivo de melhorar os sistemas de cultura canavieira, com ganhos de rentabilidade e menor impacto ambiental.
A publicação é resultado de trabalho conjunto entre a Secretaria de Agricultura, o meio acadêmico, as entidades e empresas do setor canavieiro e foi submetida à consulta pública pela internet no mês de março, possibilitando aos produtores, técnicos e extensionistas o envio de sugestões sobre o tema. A expectativa é atualizar a publicação a cada três anos, criando maior proximidade com as práticas do segmento.
Para o responsável pela Assessoria Técnica da Secretaria, José Luiz Fontes,
a atual legislação aprimorou os procedimentos para a fiscalização da lei de uso do solo, tornando necessária adoção de novas práticas pelos produtores. “A Pasta contribui para elevar a competitividade e sustentabilidade neste setor, que ocupa 30% da área cultivável do Estado de São Paulo, reduzir custo da degradação do solo e harmonizar geração de renda e empregos com a preservação de recursos naturais”, afirmou.
De acordo com o coordenador da Apta, Orlando Melo de Castro, as atuais mudanças no processo produtivo no setor canavieiro demandam o estudo de novos projetos para promover a manutenção e a recuperação do solo. “Hoje em dia, devido à mecanização da colheita, há uma situação de compactação e pisoteio do solo diferente de quando a colheita era feita manualmente. O ambiente de produção é outro, com a possibilidade de gerar infiltração e enxurradas e, embora haja a utilização da palha da cana para fornecer a proteção do solo, novos procedimentos devem ser considerados para que possamos adquirir o conhecimento técnico e científico para conservação do solo”, disse.
O diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, reforçou que a publicação do Boletim é o primeiro passo para buscar uma agricultura sustentável. “Nosso trabalho não se esgota com o lançamento desta publicação, mas é um processo de contínua pesquisa e aprendizado para o uso correto dos recursos naturais”, explicou.
A elaboração do Boletim teve início em 2014, com um diagnóstico que detectou a necessidade de atualização das recomendações aos produtores de cana-de-açúcar sobre os cuidados para preservar o solo. “O trabalho envolveu conversas com especialistas do setor, visitas a áreas bem conservadas ou degradadas, para avaliarmos as reais necessidades do setor”, disse a pesquisadora e coordenadora do Seminário, Isabella Clerici De Maria. “A atualização periódica da publicação nos permitirá refletir bem a realidade do setor”.
O assessor parlamentar da Secretaria, Sérgio Murilo Hermógenes Cruz, que também participou do evento, afirmou que o Boletim deixa um legado para os produtores, devido à importância do setor canavieiro para o agronegócio paulista. "O solo e água são os principais insumos da nossa agricultura e o trabalho que está sendo entregue hoje, de alto nível técnico, sinaliza um compromisso público da Secretaria com a sociedade e um setor de grande relevância econômica, que tem passado por diversas mudanças ao longo dos últimos anos", avaliou.
O evento teve ainda a presença do pesquisador do IAC e coordenador do Seminário Afonso Peche Filho, da diretora do Instituto de Zootecnia, Renata Helena Branco Arnandes, e do coordenador-substituto da Cati, Wellington Récio Saraiva da Silva.
Troca de experiências
Acadêmicos e profissionais que acompanharam o seminário reforçaram a importância do debate para instituir melhores práticas para conservação do solo.
O doutorando em Recursos Agroambientais pelo IAC, Rodrigo Santos Moreira, acompanhou o seminário para se atualizar sobre os temas referentes ao manejo de solo e recuperação das áreas degradadas. “É importante debater esses temas, pois precisamos de mais políticas públicas para incentivar a conservação do solo. Há um grande apelo para os cuidados com a qualidade da água e do ar, mas o solo fica restrito ao meio acadêmico”, disse.
Opinião compartilhada pelo doutorando em Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Felipe Fengler: “É preciso atualizar a legislação referente ao manejo do solo, recurso ainda é pouco debatido, mas essencial para uma agricultura sustentável”
Para Catarina Celeste Duque, mestranda em Solos Tropicais pelo IAC, “a apresentação de projetos de pesquisa para conservação do solo e da água na cultura de cana-de-açúcar é muito pertinente, pois servirá de referência a diversos mestrados sobre o setor canavieiro que estão em processo de elaboração”.


Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3