Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Otimizar a indústria da melhor maneira possível | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Otimizar a indústria da melhor maneira possível

É possível, por exemplo, otimizar o processo de clarificação

A professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus de Jaboticabal, Márcia Mutton, afirma que a indústria tem tido sim alguns investimentos, porém, ainda insuficientes para atender a demanda que o setor exige. “De uma maneira geral, quando a crise chega, ela pega todas as empresas de surpresa. Assim, tudo o que foi planejado ao longo dos anos acaba sendo colocado a prova quando essa situação de maior contenção atinge o setor produtivo.”

Segundo ela, como a situação atual do setor não permite realizar os investimentos necessários, as usinas devem trabalhar para otimizar a gestão e o planejamento dos processos, utilizando métodos que possam trazer mais eficiência, reduzir custos e aumentar a produtividade das operações. “A usina deve ajustar suas metodologias no sentido de melhorar os controles de qualidade dos processos e as interações das informações a fim de otimizar as operações seguintes. Isso, no final, trará ganhos que, até então, não eram conhecidos.”

É possível, por exemplo, otimizar o processo de clarificação, pois, com um material de melhor qualidade, as operações seguintes, como evaporação e recuperação, serão impactadas positivamente. “Se trabalharmos com um melhor uso dos equipamentos, conseguiremos diminuir o retrabalho dentro da empresa. São técnicas que podem ser utilizadas para fazer com que o parque industrial seja capaz de desdobrar o material que será processado, obtendo, assim, maior eficiência, rendimento e produtividade”, afirma Márcia.

A professora ressalta, ainda, que a comunicação entre as áreas agrícola e industrial também deve ser melhorada. “A gestão da colheita não pode ser feita, exclusivamente, pela agrícola. As áreas, juntas, é que devem trabalhar nesse planejamento. Se, por exemplo, a agrícola avisar que vai entrar uma cana de pior qualidade, a indústria poderá preparar a moenda para receber essa matéria-prima e trabalhar melhor a clarificação do produto.”

Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3