Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Cresce cultivo de soja em áreas de rotação com cana | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Cresce cultivo de soja em áreas de rotação com cana

Este ano, a Usina Açucareira Guaíra espera plantar 2350 hectares de soja nas áreas de reforma
Nas áreas de renovação da cultura da cana-de-açúcar, uma das parcerias preferidas do produtor é a rotação com amendoim. Na região de Ribeirão Preto, SP, por exemplo, essa prática é adotada por diversas unidades. Porém, é cada vez mais comum encontrar usinas que preferem a rotação com leguminosas, como o caso da Usina Açucareira Guaíra, localizada em Guaíra, SP.
De acordo com diretor agrícola da Unidade, Gustavo Villa Gomes, este ano, a empresa espera plantar 2350 hectares de soja nas áreas de reforma. “Essa leguminosa tem trabalhado muito a nosso favor, pois ela promove a fixação biológica de nitrogênio e a incorporação de matéria orgânica, o que resulta na redução do uso de nitrogênio fertilizante em cana-planta e contribui para o sistema radicular da cana, dispensando o preparo intensivo do solo.”
Outros benefícios da rotação de cana com soja são: quebra do ciclo de pragas e doenças, melhor controle de plantas daninhas, melhora das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, inclusive em profundidade, redução de custos com a produção da cana, menor emissão de gases de efeito estufa pelo revolvimento excessivo da terra, amortização do capital, aproveitamento da mão de obra na entressafra, além da descompactação do solo devido ao sistema radicular das leguminosas.
Gustavo conta que, embora seja novata na cultura da soja, a Guaíra já possui grande expertise no cultivo da cultura, o que tem garantido grandes resultados. “Todas as operações, como plantio, aplicação de defensivos, colheita e transporte, somos nós que fazemos. Porém, todo esse esforço tem proporcionado grandes ganhos, já que temos obtido uma produtividade histórica com a leguminosa: 52 sacas por hectare.” Ele explica que esses são números consideráveis, uma vez que a empresa busca trabalhar com variedades precoces, visando não atrapalhar o objetivo principal, que é a cana-de-açúcar.


Fonte: Canaonline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3