Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Setor contará com marcador molecular para a produção de cana de melhor qualidade | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Setor contará com marcador molecular para a produção de cana de melhor qualidade

O marcador molecular é uma tecnologia que está mais próxima da realidade
A transgenia não é a única frente de pesquisa da biotecnologia voltada a oferecer uma melhor cana-de-açúcar para a posteridade. “Existem várias linhas de pesquisa voltadas a essa cultura. Marcadores moleculares, propagação, cultura de tecidos, biorreatores, o desenvolvimento de sementes sintéticas, que é uma outra forma de incorporar processos de biotecnologia com ferramentas da fisiologia”, relata Monalisa Sampaio Carneiro, pesquisadora do Laboratório de Biotecnologia de Plantas da UFSCar, uma das universidades que compõe a RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético.),
Segundoo pesquisador João Carlos Bespalhok Filho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), outra universidade que integra a RIDESA, o marcador molecular é uma tecnologia que está mais próxima da realidade e já contribui com as pesquisas que são realizadas. “São estudos genéticos que fazemos em nível de DNA que contribuem com o melhoramento convencional, uma vez que ajudam a selecionar os melhores cruzamentos. Com esses marcadores conseguimos fazer com que os cruzamentos resultem em variedades melhores.”
O Programa de Melhoramento Genético de Cana da UFSCar atualmente trabalha com duas linhas de marcadores moleculares. Na primeira, o programa presta um serviço de identificação varietal ao produtor de cana utilizando desta tecnologia, dando mais precisão à análise ao comparar com as variedades que a instituição tem em seu banco de materiais. “Por esta via, também é possível fazer um processo de checagem em lotes para verificar se houve mistura de variedades ao longo do processo”, explica Monalisa.
Os marcadores moleculares também são utilizados no programa de melhoramento da UFSCar como suporte a pesquisas. Monalisa “Os marcadores moleculares têm nos ajudado a avançar no sentido de conhecermos melhor o genoma da cana-de-açúcar. Já chegamos a um marcador para identificar resistência à ferrugem marrom. Com esta ferramenta, conferirmos esse gene de resistência à ferrugem marrom às variedades lançadas.”
Além disso, Monalisa explica que a tecnologia dos marcadores permite, pelo menos teoricamente, realizar os melhores cruzamentos de variedades, uma vez que tais cruzamentos devem ser feitos com indivíduos divergentes. “O marcador pode ajudar a calcular essa divergência entre os pares. Permite calcular qual é o melhor cruzamento e posso incorporar esse conhecimento no programa de melhoramento.”
Mas uma longa estrada ainda tem para ser percorrida, considerando a vasta gama de possibilidades de aplicações dos marcadores.


Fonte: Canaonline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3