Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Previsões de Safra: Secretaria divulga a Intenção de Plantio 2015/16 e Levantamento Final do Ano Agrícola 2014/15 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Previsões de Safra: Secretaria divulga a Intenção de Plantio 2015/16 e Levantamento Final do Ano Agrícola 2014/15

O Levantamento realizado de 1 a 21 de setembro pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), aponta elevação de 2,2% da área ocupada com os principais produtos no plantio das águas. Do total a ser plantado, a principal cultura em área é a soja, que participa com 54,8%, seguida de milho com 31,9%, amendoim (7,9%), feijão das águas (3,6%), arroz (0,9%), batata das águas (0,6%) e algodão (0,3%).
Com as informações dos técnicos da Cati que estão em campo agora em novembro, será possível caracterizar melhor o quadro da agricultura paulista, com os primeiros dados de produção e produtividade para essas culturas, afirma José Alberto Angelo, Carlos Bueno, Celma Baptistella, Denise Viani Caser, Mário Olivette, Felipe Camargo e Vagner Azarias Martins, pesquisadores do IEA, responsáveis pela análise dos dados.
Os números que antecedem a previsão final da safra 2014/15 para as culturas da cana-de-açúcar e laranja indicam aumento de produção e produtividade, mas não de área. Os motivos, contudo, são diferentes, a cana-de-açúcar ainda sofre reflexos das condições desfavoráveis que o setor sucroalcooleiro vem enfrentando desde 2008, porém os efeitos danosos dos baixos índices pluviométricos da safra passada estão superados, embora a produtividade (76,8 t/ha) esteja abaixo do potencial desta cultura, alertam os pesquisadores. Com relação à laranja, o decréscimo das plantas em produção indica a disseminação mais intensa dos problemas fitopatológicos, agravados pelo aumento do custo de produção da cultura, aliado à alta dos preços dos defensivos, fatores que poderão contribuir para a diminuição da área de citros no estado.
Na pesquisa efetuada em setembro, foram também obtidos alguns números finais para a safra agrícola 2014/15. As maiores quedas foram observadas nas culturas de triticale, banana, batata de inverno e feijão de inverno, que apresentaram declínio de área e produção, sendo que os dois primeiros tiveram igualmente produtividade negativa. A região de Registro concentra mais de 60% da área e 70% da produção de banana e produtividade 13,2% maior que a média do Estado de São Paulo. Já o milho safrinha e o trigo apresentaram aumento de área, produção e produtividade.
O levantamento final da safra de café 2014/15 indicou variação negativa de 1,14% frente ao levantamento anterior (junho/2015). Estima-se que a safra totalizou 4.086 milhões de sacas no estado, equivalente a 245,19 mil toneladas. Nos cinturões em que a anomalia climática foi menos severa (regiões montanhosas e sudoeste) e que contam com cafeicultura irrigada (EDR de Marília), houve incremento da produção. Nas demais, as estimativas se mantiveram ou exibiram ligeiro declínio.
As previsões e estimativas de safras agrícolas elaboradas pelo IEA, em parceria com a Cati, são um importante instrumento para elaboração de políticas públicas, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “Neste levantamento podemos verificar que os dados finais para as safras de cana-de-açúcar e laranja, culturas de suprema importância para o Estado de São Paulo, embora apresentem produção e produtividade em ascensão, ainda sofrem reveses de uma política equivocada, no caso da cana-de-açúcar e de fatores fitopatológicos quando se trata da laranja. Com estas informações podemos, em conjunto com os integrantes da cadeia, elaborar políticas especificas para solucionar ou amenizar os problemas. Dessa forma, esta gestão se alinha com as orientações do governador Geraldo Alckmin de oferecer informações substanciosas e trabalhar em sintonia com o setor. ”, conclui.


Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3